06/10/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis realiza a Conferência Municipal de Educação

O tema de 2021 é “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”

Aconteceu na terça-feira, 5 de outubro, no Centro de Eventos, a V Conferência Municipal de Educação de Nova Petrópolis – Etapa Municipal da Conae 2022, com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. O encontro foi uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e do Conselho Municipal de Educação.

O objetivo é constituir um espaço de debate, análise e articulação da política educacional, com a meta de avaliar e revisar o Plano Municipal de Educação, discutir e refletir sobre o novo Plano Nacional de Educação, 2024 – 2034.

Representantes do poder público, do Conselho Municipal de Educação, da Câmara de Vereadores, das escolas municipais e estaduais e da comunidade estiveram presentes, totalizando 160 pessoas.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, agradeceu os professores pelo trabalho diário. “Estamos trilhando o caminho certo investindo em educação. Educação não é despesa, é investimento. E é isso que seguiremos fazendo. Vamos acolher as demandas apresentadas por vocês hoje, e dentro do possível, vamos atendê-las”. A abertura contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, falou que a educação faz a diferença na vida das pessoas e de como isso se multiplica.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, falou do comprometimento e amor que as professoras têm ao desempenhar suas atividades.  “Temos a capacidade de transformar pequenas coisas em grandes coisas pelas crianças. Estamos juntos em busca do melhor pela educação do nosso município”. E a presidente do Conselho Municipal de Educação, Josiane Mallmann, agradeceu os conselheiros e professores pelo trabalho e produção de conhecimento em Nova Petrópolis e na Conferência, destacando que farão cada vez mais pela educação.

Após a leitura e aprovação do regulamento interno aconteceu a palestra com Evandro Nunes Micoleiczaki, coordenador dos Conselhos Municipais de Educação da Amserra. Ao longo do dia também ocorreu a apresentação da avaliação do Plano Municipal de Educação de Nova Petrópolis e a palestra com a psicóloga Maira Ruppenthal Sornberger, que abordou o tema “O professor, o autocuidado e a inteligência socioemocional”.

Também ocorreu a apresentação dos eixos do documento referência da Conae 2022, anteriormente lidos, estudados e analisados pelas escolas do município, e a escolha dos delegados que representarão Nova Petrópolis na etapa estadual da Conae 2022, que acontecerá em Porto Alegre no próximo ano.