29/04/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis realiza a 8ª Conferência Municipal de Cultura

Evento no dia 27 de abril teve a aprovação de três proposições da comunidade cultural

Aconteceu na noite de quarta-feira, 27 de abril, a 8ª Conferência Municipal de Cultura de Nova Petrópolis. Com a temática “Cultura no pós-pandemia: e agora?”, o evento teve a aprovação de três proposições da comunidade cultural, além da posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais e da palestra da coordenadora do programa RS Criativo, Carolina Biberg Maia.

Os participantes da Conferência foram recepcionados com música da Banda Municipal de Nova Petrópolis. A abertura foi realizada pela presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Carla Cristiane Ferreira e pelo prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, que destacou a importância da união da comunidade cultural. “Nossa cultura é importante para o turismo, especialmente através dos eventos, mas também para seguirmos formando bons cidadãos”, disse o prefeito. A Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, participou da abertura por meio de uma mensagem em vídeo.

A presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais no período 2020/2021, Lediane Werner, apresentou as ações realizadas pelo órgão durante o biênio – período em que o setor cultural foi fortemente impactado pela pandemia de Covid-19.

Na sequência, foram apresentados e empossados os integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais para o período 2022/2023, bem como os integrantes da equipe técnica.

De autoria do CTG Pousada da Serra, a primeira proposição votada e aprovada na Conferência concede o título de “Empresa amiga do patrimônio histórico” às cooperativas Piá e Sicredi Pioneira. Também apresentada pelo CTG Pousada da Serra, a segunda proposição oferece apoio à candidatura do ritmo musical e dança “Bugio”, ao reconhecimento de Patrimônio Imaterial do Rio Grande do Sul e do Brasil.

A terceira proposição, apresentada pelo próprio Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, trata da realização anual de encontros dos eixos temáticos do setor cultural, antes da Conferência Municipal de Cultura de cada ano.

Em sua palestra, Carolina Biberg Maia abordou o tema central da Conferência, falando principalmente dos desafios e oportunidades do setor cultural no período pós-pandemia. A palestrante detalhou também os programas atuais do Governo do Estado para o setor cultural.

Antes do encerramento da Conferência, o Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais fez a entrega de certificados a novos agentes culturais de Nova Petrópolis.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP