24/05/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Evento teve como tema “Política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”

Aconteceu na quinta-feira, dia 19, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental em Nova Petrópolis. O evento teve como tema “Política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” e contou com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf e do vice-prefeito e secretário da Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann.

Em sua fala, o prefeito elogiou o comprometimento dos profissionais da saúde e assistência social e destacou a importância de pensar no bem estar dos usuários do sistema de saúde. “Isso nos fortalece e nos deixa esperançosos para o futuro das próximas gerações”, afirmou Darlei.

O vice-prefeito Martim Wissmann apresentou um histórico da implantação da política de saúde mental no Município, destacando a correlação entre os temas “saúde” e “saúde mental”. O secretário ressaltou a dificuldade de separar as duas ideias, visto que a construção de uma política que visa a saúde mental envolve o fortalecimento da rede como um todo.

Para a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Nova Petrópolis, Carina Correa da Silva, o evento é uma tentativa de demarcar politicamente o que os profissionais da área da saúde do Município acreditam com relação à saúde mental. A psicóloga ainda destacou a importância dos usuários do Caps para a concretização do evento.

Os profissionais e usuários do Caps realizaram uma apresentação musical, na qual entoaram o hino “Seresteiros do Caps”. A letra da canção foi escrita pelos usuários do Centro anos atrás e exprime a relação entre os autores do hino e a importância que a política de saúde mental representa em suas vidas.

Crédito das fotos: Flavia Azolin | Comunicação PMNP