09/12/2019

Nova Petrópolis realiza “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”

Campanha ocorreu de 25 de novembro a 10 de dezembro em todo o Município

A campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher" mobilizou a Cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo de 25 de novembro a 10 de dezembro. A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), realizou ações em prol da causa.

Na última sexta-feira, 6 de dezembro, Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, o CRAS realizou um cine debate no auditório da Sicredi Pioneira RS. Integrantes da equipe da Saúde e Assistência Social do Município; o Comandante do Terceiro Pelotão do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) - Brigada Militar, Tenente Gil Anderson Novakoski; membros da OAB Mulher de Nova Petrópolis e outras instituições assistiram o filme “Dormindo com o Inimigo” e, após, debateram sobre o tema.

No dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher,  integrantes do CRAS realizaram uma caminhada pela Avenida 15 de Novembro distribuindo materiais informativos sobre o fim da violência contra a mulher no comércio local e nos órgãos públicos. Os folhetos também foram entregues à população com o objetivo de divulgar a campanha.

Além disso, a equipe do CRAS realizou palestras sobre a campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” para os alunos do Ensino Médio da Escola Bom Pastor e para mulheres trabalhadoras da Cooperativa Agropecuária Piá. A temática também foi trabalhada nos Grupos de Mulheres coordenados pela Assistência Social do Município.

“Essas iniciativas são importantes para promover a união de todos pelo fim da violência contra as mulheres. A nossa luta é diária e a campanha é mais um espaço de troca de informações. Pois, ainda percebemos a falta de conhecimento da população, principalmente, sobre os tipos de violências e a lei que protege as mulheres. A conscientização da sociedade é fundamental nessa luta”, disse a coordenadora do CRAS, Vanessa Huf.

Segundo a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota, “esta é uma caminhada incessante. Infelizmente o número de casos de violência contra mulher apontam para um aumento significativo de violações de direitos e, o que é pior, ingressando cada vez mais na ceara do feminicídio. A adesão de nossas equipes aos 16 Dias de Ativismo, além de trabalhar a prevenção,  tem por objetivo informar a comunidade, especialmente a feminina, de que a denúncia aumenta as possibilidades de garantirmos nossa segurança e a responsabilização do violador. Nossa luta é fundamentalmente por nossa liberdade: de escolha, de expressão, de conhecimento, de direitos, de vida”.

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” é uma mobilização mundial, que ocorre anualmente, de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades no país têm início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | CRAS PMNP