Secretaria de Saúde e Assistência Social
Evento é promovido pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Município
A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social e do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA), promove, no dia 1º de agosto, o 12º Mamaço Festivo, em comemoração à Semana Mundial da Amamentação (SMAM) e ao Agosto Dourado. O evento é gratuito e aberto ao público, e ocorre às 15h, no palco da Rua Coberta de Nova Petrópolis, juntamente com a programação do 52º Festival Internacional de Folclore.
Durante o evento, serão exibidas as fotos das mamães que participaram do concurso fotográfico “Madrinha da Amamentação 2025”, com a revelação da ganhadora do concurso, cujas inscrições encerraram no dia 21 de julho. Será considerada vencedora a foto que receber mais curtidas na página oficial do Facebook da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, iniciando às 11h de 24 de julho de 2025 e se encerrando às 11h do dia 1º de agosto de 2025, no álbum com o título “Madrinha da Amamentação 2025”.
A ganhadora receberá os seguintes prêmios: um ensaio fotográfico profissional, da mãe com o seu filho (30 fotos digitais), com a fotógrafa Sabrina Schuster e um pingente de leite materno da Affetto em Resina.
Além da apresentação dos resultados do concurso fotográfico, o evento contará com uma roda de conversa sobre o aleitamento materno, mediada pelos profissionais da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, e com um momento de dança circular, promovido pela profissional Ana Cristina Wagner. Também haverá distribuição de brindes aos participantes.
Outras ações alusivas ao Agosto Dourado em Nova Petrópolis
Além do 12º Mamaço Festivo, a Prefeitura de Nova Petrópolis também realiza outras ações durante o Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação materna.
No dia 5 de agosto, terça-feira, às 15h, acontece o 8º Seminário da Semana Mundial da Amamentação de Nova Petrópolis, no Plenarinho da ACINP. O evento será aberto ao público e contará com a palestra “Da Gestação ao Acolhimento: O Círculo Virtuoso que Garante o Sucesso da Amamentação”, ministrada pela Dra. Flávia Gheller Schaidhauer.
Pensando no conforto das mamães que visitam o 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, o evento conta com uma área reservada para amamentação e troca de bebês, o Cantinho da Amamentação. O local foi equipado adequadamente, oferecendo mais tranquilidade e privacidade às mamães que participam da programação com seus filhos. A iniciativa reforça o compromisso da organização com a inclusão e o bem-estar das famílias, garantindo que todos possam aproveitar o evento com mais comodidade.
Sobre o Agosto Dourado
O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como: realização de palestras e eventos; divulgação nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos; iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada, entre outras.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.
Em 2025, a campanha tem como tema “Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”, e tem como foco o meio ambiente e as mudanças climáticas. A campanha destaca a importância de priorizar o aleitamento por meio da construção de sistemas de apoio robustos e sustentáveis. Um ambiente de apoio à amamentação não só beneficia as famílias, mas também reduz significativamente o impacto ambiental associado à alimentação artificial. A campanha busca conectar atores em todos os níveis envolvidos no apoio ao aleitamento para criar sistemas de apoio resilientes e sustentáveis.
Objetivos da SMAM 2025
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Crédito das fotos: Adriana Rabassa / Arquivo PMNP