conteúdo do menu
conteúdo principal
24/03/2026

Secretaria de Turismo e Cultura

Nova Petrópolis realiza 12ª Conferência Municipal de Cultura dia 11 de abril

Atividade é aberta ao público e acontece no Auditório do Espaço Sicredi

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, realizará, no dia 11 de abril, a 12ª Conferência Municipal de Cultura, que tem como objetivo discutir, propor e fortalecer as políticas culturais do Município. Com o tema “Para onde a Cultura de Nova Petrópolis está caminhando”, o encontro ocorre das 8h às 13h, no auditório do Espaço Sicredi de Nova Petrópolis, localizado na Avenida 15 de Novembro, nº 2045, Centro. A atividade é aberta ao público, voltada a agentes culturais e representantes de entidades, como grupos de danças, coros, orquestras, sociedades e associações do Município. Entidades e pessoas com cadastro de agente cultural podem se inscrever previamente através do link https://forms.gle/oAgtLK3QEURV5XGXA a partir do dia 6 de abril.

A comunidade pode inscrever proposições a serem debatidas no evento até o dia 2 de abril, por meio deste link: https://forms.gle/7wTavnjucS6HBPYt6. As proposições podem abordar moções, reconhecimentos, reivindicações, sugestões e outras iniciativas que serão debatidas na plenária da Conferência. Ao final dos debates, a plenária votará pela aprovação ou reprovação da proposição.

O Departamento Municipal de Cultura ressalta que, mesmo realizando o cadastro prévio, a confirmação de participação deve ser entregue no Credenciamento e a lista de presença deve ser assinada para validação da presença na 12ª Conferência Municipal de Cultura. 

O evento contará, também, com a apresentação da atualização da Lei do Conselho e das atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e pelo Conselho de Políticas Públicas Culturais de Nova Petrópolis. Além disso, o diretor-presidente da Oktoberfest de Blumenau, Guilherme Benno Guenther, realizará uma palestra, falando sobre a construção e organização deste evento em Santa Catarina.

Ainda durante a conferência, serão eleitos os novos membros do Conselho de Políticas Públicas Culturais de Nova Petrópolis para o biênio 2026/2028. Os interessados em se candidatar às eleições devem se inscrever até 31 de março, às 17h, por meio deste formulário: https://forms.gle/4fhAvX2G8VqWAaNLA. Para se candidatar, o interessado deve seguir os seguintes pré-requisitos: ter 18 anos ou mais; possuir Registro de Agente Cultural de Nova Petrópolis ou ser representante de entidade com Registro de Agente Cultural de Nova Petrópolis; e estar presente na 12ª Conferência Municipal de Cultura. Para mais informações sobre as eleições, acesse o edital ao final dessa notícia.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

 

Confira a programação completa da 12ª Conferência Municipal de Cultura:

8h - Credenciamento

8h30 – Abertura Oficial

8h45 – Leitura do Regulamento da Conferência

8h55 – Apresentações das Atividades da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e do Conselho de Políticas Públicas Culturais de Nova Petrópolis

9h15 – Diagnóstico da Cultura

10h – Eleições dos novos membros do Conselho de Políticas Públicas Culturais de Nova Petrópolis para o biênio 2026/2028

10h30 – Apresentação da atualização da Lei do Conselho

10h45 – Palestra com Guilherme Benno Guenther (Diretor-Presidente da Oktoberfest de Blumenau)

11h45 – Apresentação e votação das proposições

12h30 – Resultado das eleições

13h – Encerramento

Documentos

Outras Notícias