10/11/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis prorroga prazo para credenciamento de artistas para subsídio da Lei Aldir Blanc

Inscrições devem ser realizadas até 20 de novembro de 2020 no Departamento Municipal de Cultura

O Município publicou, dia 9 de novembro, o Edital nº 041/2020, que prorroga o prazo para o credenciamento de artistas para subsídios da Lei Aldir Blanc até 20 de novembro de 2020, conforme Edital de Chamamento Público nº 038/2020. As inscrições tiveram início em 26 de outubro e seguem até 20 de novembro de 2020, pelo e-mail: culturaemergencial@novapetropolis.rs.gov.br ou no Departamento Municipal de Cultura, na Rua Tiradentes, 256, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e 13h30min às 17h.

O Edital de Chamamento Público nº 038/2020 instaurou o processo de inscrições para o Edital de Fomento à Cultura, visando a abertura de espaço aos artistas das modalidades de música, dança, artes cênicas, artes visuais e literatura, neste período de enfrentamento à COVID-19, a serem financiados com recursos da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc). Tem por objeto a seleção de projetos culturais de pessoas jurídicas de direito privado, e/ou pessoas físicas (artistas) com ou sem fins lucrativos, com o objetivo de fomentar produções culturais e artísticas dos mais variados segmentos, que possibilitem o acesso e fruição da arte e da cultura movimentando a economia, gerando trabalho e renda e estimulando o consumo cultural.

A comissão julgadora da Lei Aldir Blanc habilitará as propostas inscritas, considerando as exigências especificadas no credenciamento previsto no Edital nº 038/2020. As propostas habilitadas receberão o valor de subvenção de R$ 3.022,58.

A divulgação do resultado da seleção do credenciamento de artistas das modalidades de música, dança, artes cênicas, artes visuais e literatura ocorrerá no dia 27 de novembro de 2020, no site do Município de Nova Petrópolis. Mais informações: (54) 3281-4064 ou culturaemergencial@novapetropolis.rs.gov.br.

A Lei Federal nº 14.017/2020, de 29 de junho de 2020, Lei de Emergência Cultural - Aldir Blanc, dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o estado de calamidade pública em virtude da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19). A União depositou aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, em parcela única, no exercício de 2020, o valor total de R$ 3 bilhões para aplicação, pelos Poderes Executivos locais, em ações emergenciais de apoio ao setor cultural. Nova Petrópolis receberá R$ 169 mil para auxiliar o setor.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.