conteúdo do menu
conteúdo principal
19/04/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis promove Semana Mundial do Livro de 19 a 23 de abril

Encontros online e ações nas redes sociais fazem parte da campanha alusiva à data comemorativa

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Dia do Livro é celebrado mundialmente dia 23 de abril. Para comemorar a data, Nova Petrópolis promove uma semana de atividades online e ações nas redes sociais para engajar a comunidade e fomentar à leitura. Indicações de livros, encontros virtuais com autores locais, professores e incentivadores da leitura, publicações dos autores e títulos mais buscados na biblioteca, livros que se tornaram filme e contação de histórias são algumas das atividades programadas para a semana.

“Envolvemos os servidores públicos e a comunidade leitora para promover essa semana repleta de atividades para engajar nossa população. Espero que todos aproveitem as indicações e se desafiem a ler novas histórias!”, declarou o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf.

Todos os dias da semana terão indicações de livros de funcionários públicos nos stories do Instagram e Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis. Nesta segunda-feira, 19 de abril, o Top 10 dos autores mais buscados na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva também será divulgado. Às 16h, o membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Alvaro Benevenuto Jr. falará sobre os livros que viraram filme e a importância da literatura para o cinema em um vídeo, nas redes sociais.

No dia 20 de abril, terça-feira, a voluntária do Focinho Amigo, Ariadna Scunderlick, e a Zara, cachorra disponível para adoção pela entidade, dão uma dica de leitura às 16h, também nas redes sociais da Prefeitura. Às 19h ocorre o encontro online “A importância da leitura”, na plataforma Google Meet. Em um bate-papo descontraído mediado por Gaudêncio Terra, os autores locais convidados: Helena Seger Weber, Irineu Lash, Guilherme Stoffel, Neusa Wittmann, Leda Rocha Fialho, José Luiz Cegoni irão falar sobre o assunto. Participe com o código HMX-RNVK-IAM ou pelo link: https://meet.google.com/hmx-rnvk-iam.

Na quarta-feira, 21, o Top 10 dos títulos mais retirados na biblioteca serão anunciados. O encontro online sobre “Leitura e contação de histórias” reúne as professoras Mirna Alves, Luana Oliveira e Edineia Werner para uma conversa mediada pela professora Paula Schoeler, no Google Meet. Participe com o código WBK-XYKW-KTN ou pelo link: https://meet.google.com/wbk-xykw-ktn.

No dia 22 de abril, quinta-feira, a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva divulga o Top 10 dos livros infantis mais buscados. Às 15h, a professora Paula Schoeler conta uma história de investigação policial infantil nas redes sociais da Prefeitura de Nova Petrópolis. “Leitura, romances, aventuras e poesias” é o tema do encontro online com os convidados: Gabriela Braun, Jordana Kiekow, Luiza Helena, Laura Beatriz Peters e Joana Ester Bonorino. A conversa será mediada pelo autor André Boone, no Google Meet. Participe com o código MGW-KJCR-EFO ou pelo link: https://meet.google.com/mgw-kjcr-efo.

O Dia Mundial do Livro, 23 de abril, será celebrado com um álbum de fotos das bibliotecas escolares das instituições de Nova Petrópolis. Todas as escolas municipais, estaduais e particulares, de educação infantil, ensino fundamental e médio, foram convidadas para mostrar a estrutura de cada biblioteca.

Acompanhe as ações da Semana Mundial do Livro pelo Instagram da Prefeitura de Nova Petrópolis (@prefeituranovapetropolis) e pela página do Facebook (facebook.com/novapetropolisrs). Poste sua participação com a #euleiolivros e aproveite as atividades organizadas pela Administração Municipal, através da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva e do Departamento Municipal de Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais e do Setor de Comunicação.

 

PROGRAMAÇÃO

Acompanhe no Instagram @prefeituranovapetrópolis e na página do facebook: Prefeitura de Nova Petrópolis

19 de abril – Segunda-feira

14h - Top 10 – Autores mais buscados na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva

16h - Livros que foram transformados em filme/indústria do cinema - Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais com Alvaro Benevenuto Jr.

 

20 de abril – Terça-feira

16h – Indicação de livro – Associação Focinho Amigo

19h - Encontro Online - “A IMPORTÂNCIA DA LEITURA”

Autores locais convidados: Helena Seger Weber, Irineu Lash, Guilherme Stoffel, Neusa Wittmann, Leda Rocha Fialho, José Luiz Cegoni

Mediador: Gaudêncio Terra.

Link para participação: https://meet.google.com/hmx-rnvk-iam

 

21 de abril – Quarta-feira

11h - Top 10 – Títulos mais retirados na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva

19h – Encontro Online - “LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS”

Professoras convidadas: Mirna Alves, Luana Oliveira, Edineia Werner.

Mediadora: Paula Schoeler

Link para participação: https://meet.google.com/wbk-xykw-ktn

 

22 de abril – Quinta-feira

11h – Top 10 – Livros infantis mais retirados na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa 13h – Indicação Luisa

15h – Vídeo contação de histórias – Professora Paula Schoeler

19h – Encontro Online - “LEITURA, ROMANCES, AVENTURAS E POESIAS”

Convidadas: Gabriela Braun, Jordana Kiekow, Luiza Helena, Laura Beatriz Peters e Joana Ester Bonorino.

Mediador: André Boone

Link para participação: https://meet.google.com/mgw-kjcr-efo

 

23 de abril – Sexta-feira – Dia Mundial do Livro

16h – Álbum “As Bibliotecas de Nova Petrópolis”

 

Outras Notícias