06/10/2015

Nova Petrópolis promove atividades durante Outubro Rosa

Mês alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama...

Nova Petrópolis também está na luta pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Inserida no Outubro Rosa, a cidade promove atividades voltadas especialmente às mulheres nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), empresas, com a equipe de profissionais da Saúde e à comunidade em geral.

O Outubro Rosa é uma campanha que surgiu na década de 90 sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e é dirigida à sociedade, principalmente às mulheres. O laço rosa simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, durante este mês todas as equipes de saúde foram orientadas a terem um olhar especial para a prevenção do câncer de mama e colo uterino, disponibilizando mais dias de coleta de CP (Papanicolau) e o exame das mamas durante a consulta nos postos. Além disso, as UBSs abordarão a saúde da mulher e a prevenção ao câncer nas salas de espera e todas as mulheres receberão um mimo confeccionados pelo Grupo Mãos Unidas, em parceria com a Secretaria de Saúde.

No dia 22 de outubro, às 14h, na UBS Vila Germânia, ocorre a "tarde rosa", com uma palestra promovida pela Associeção de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), de Caxias do Sul. Na UBS Linha Brasil haverá coleta de CP dia 24 de outubro, pela manhã. Na sexta-feira, dia 30 de outubro, a equipe do Vale Verde promove dois encontros com palestra no grupo da Linha Imperial e, às 17h, UBS.

Nos dias 28 e 29 de outubro, médicos e enfermeiros farão curso com uma equipe do Grupo Hospitalar Conceição de Rastreamento Precoce de Câncer de Mama e Colo de Útero. A atividade será realizada em Nova Petrópolis. Durante o Outubro Rosa empresas locais também receberão profissionais de saúde do Município para palestrarem às trabalhadoras sobre câncer de mama e assuntos relacionados à saúde da mulher.

A 2ª edição do Chá da Amizade será realizada dia 23 de outubro, às 19h30min, na Sociedade Tiro ao Alvo. Em 2014, o valor arrecadado nesta ação beneficente foi utilizado na aquisição de 80 exames de mamografia para mulheres que aguardavam na fila de espera do SUS. “Nova Petrópolis zerou a fila de espera por mamografias”, comemorou a secretária de Saúde e Assistência Social”, Crislei Gerevini. O Chá da Amizade é uma promoção da Departamento da Mulher da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) e Prefeitura Municipal.

Encerrando as atividades do Outubro Rosa em Nova Petrópolis, haverá exibição do filme “O Renascimento do Parto” no dia 31 de outubro, sábado, às 09h30min, no Cine Imigrante. Segundo a médica Paula do Amaral, o filme trata sobre humanização do parto. “Após o filme teremos um debate com a médica obstetra humanista, Caroline Chiarelli, que vem da cidade de Muçum especialmente para debater o assunto em Nova Petrópolis”, disse. “Toda a comunidade está convidada a prestigiar este momento, a entrada é franca e limitada. Agradecemos aos administradores do Cine Imigrante pela cedência do espaço”, disse a secretária Crislei.

A prevenção ao câncer de mama é baseada no controle dos fatores de risco. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por intermédio da alimentação saudável e prática regular de exercícios, bem como evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas de prevenção. A amamentação também é considerada um fator protetor. O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. O nome foi criado por remeter à cor do laço rosa, que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama. O laço foi adotado na década de 1920.