conteúdo do menu
conteúdo principal
14/05/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis promove atividades da 8ª Semana de Luta Antimanicomial

Atividades de 14 a 21 de maio marcam a retomada das oficinas no CAPS

COMPARTILHAR NOTÍCIA

De 14 a 21 de maio, Nova Petrópolis promove atividades da 8ª Semana de Luta Antimanicomial. A programação marca o retorno das atividades presenciais ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Nova Petrópolis, com oficinas terapêuticas que seguirão sendo oferecidas após a semana temática.

De acordo com a psicóloga Carina Corrêa, coordenadora do CAPS de Nova Petrópolis, o serviço foi criado no país para oferecer atenção e tratamento para pessoas em sofrimento psíquico, como uma alternativa ao tratamento restrito apenas à internação em hospital psiquiátrico.

“A internação, preferencialmente em leitos de saúde mental em hospitais gerais, por períodos de tempo reduzido, continua como alternativa de cuidado em situações extremas, que são avaliadas por equipe multidisciplinar, após esgotadas outras alternativas de tratamento”, afirma a coordenadora do CAPS.

Com o agravamento da pandemia, o serviço psicossocial do Município passou a ser prestado em domicílio para cerca de 60 pessoas. “No contexto da pandemia, as questões de saúde mental parecem ter ficado ainda mais emergentes, impondo criatividade e empenho aos profissionais”, acrescenta Carina.

A programação tem 18 de maio como data principal, por ser o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Com a temática “CAPS {re}existe – oficinando o cuidado em tempos de pandemia”, a semana temática celebra a potência dos CAPS através da retomada das oficinas terapêuticas.

“Serão grupos com número reduzido de participantes, com todo o cuidado de uso de máscara e medidas de higiene, mas que proporcionem espaço para os usuários se expressarem e desenvolverem suas habilidades, levando em conta o impacto positivo dos sentimentos de pertencimento e da possibilidade de ter voz e expressão de si”, afirma a psicóloga. Entre as atividades que serão oferecidas haverá caminhadas, jogos de futebol e trabalhos em horta, entre outros.


Crédito da foto: Arquivo/Adriana Monteiro Arrial/Comunicação PMNP/

Outras Notícias