01/06/2016

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis promove ações em prol do Meio Ambiente

Grün-Mann conduzirá atividades realizadas de 06 a 11 de junho...

A Cidade Jardim da Serra Gaúcha realizará mais uma Semana do Meio Ambiente. Atividades educativas e de conscientização serão realizadas em Nova Petrópolis, de 06 a 11 de junho. O Herói do Meio Ambiente do Município, o mascote Grün-Mann – Homem Verde, acompanhará as ações alusivas à Semana do Meio Ambiente.

“Teremos atividades voltadas à conscientização e à preservação do Meio Ambiente. Nossas ações não se resumem apenas à Semana do Meio Ambiente, mas também ao mês de junho e, algumas delas, ao ano de 2016”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, ao salientar que a preocupação com o meio ambiente é uma constante.

Coleta de lixo eletrônico, coleta de embalagens de agrotóxicos, coleta de óle de cozinha, oficina de paisagismo para estudantes, feira de adoção de cães e gatos, palestra em empresas e atividades educativas nas escolas do Município são algumas ações que serão realizadas durante a Semana do Meio Ambiente em Nova Petrópolis.

Na segunda-feira, 06 de junho, os colaboradores da Cooperativa Piá assistirão a palestra com profissional técnico em Agropecuária sobre a temática Meio Ambiente. No dia 07, terça-feira, as atividades continuam com a visita do mascote Grün-Mann – Homem Verde e integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente às Escolas Augusto Guilherme Gaedicke e Pedro Beck Filho, para conversar sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Na quarta-feira, dia 08 de junho, os estudantes terão oficina de paisagismo, nos canteiros da Praça das Flores, nos turnos manhã e tarde.

A Associação Focinho Amigo irá promover o 1º PET Papo na quarta-feira, 08 de junho, às 19h30min, no Plenarinho da ACINP. Será um bate-papo muito especial com a médica veterinária Rochana Rodrigues Fett, proprietária da Chatterie Centro de Saúde do Gato e o adestrador Isiel Marx, proprietário da Hundeleben Adestramento de Cães. O PET Papo é aberto ao público e todos estão convidados a prestigiar. Ingressos no local: 1 saco de ração para cães ou gatos + R$ 5 ou R$ 20. A ração e os valores arrecadados serão revertidos para a manutenção do trabalho voluntário realizado pela Associação Focinho Amigo.

As Campanhas de Coleta de Lixo Eletrônico e Óleo de Cozinha serão realizadas dias 09, 10 e 11 de junho, nos fundos da Prefeitura Municipal, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h, quinta e sexta; e, das 09h às 12h, no sábado. Não serão aceitos pilhas e tubos de imagens sucateados.

Sexta-feira, dia 10, às 14h, na Rua Coberta, a Companhia Tem Gente Teatrando encenará o espetáculo “Sustentabilidade Viva”. A atividade é gratuita, toda comunidade está convidada a prestigiar. A peça fala de um dia comum na vida de uma trupe de atores mambembes. Vagando pelo mundo, eles se depararam com muitas histórias e diversas situações vistas por onde passam. Por meio de canções, executadas ao vivo pelos atores, eles conduzirão, de forma leve e divertida, as crianças por locais novos e desconhecidos, mostrando que temas como sustentabilidade, mobilidade urbana e consumo consciente fazem parte do dia a dia de todos. Política Nacional de Resíduos Sólidos, redução do lixo doméstico, redução do consumo de água, sustentabilidade, associação da preservação do meio ambiente com qualidade de vida, destino das embalagens, destino de produtos tóxicos como lâmpadas e baterias e mobilidade urbana serão tópicos abordados no espetáculo teatral.

No sábado, 11 de junho, a Associação Focinho Amigo promove a Feira de Adoção de Cães e Gatos. Na oportunidade, a entidade trabalhará a posse responsável de animais, bem como, a importância sobre a castração como método de controle populacional de animais domésticos. A Feira de Adoção ocorre na Rua Coberta, das 09h às 12h.

As escolas de Nova Petrópolis também farão atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, como a revitalização de pátios, plantio de hortas escolares, atividades em garrafas pet, oficinas de reciclagem, trabalhos sobre economia de água e energia, entre outras abordagens.

“Conscientização é a palavra-chave para a preservação do meio ambiente. O bem-estar da comunidade depende da colaboração de cada um. Todos podemos contribuir para que ocorra o equilíbrio ambiental”, concluiu o secretário Lucas da Costa de Lima.

A Semana do Meio Ambiente é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis. As atividades contam com o apoio na Associação Comercial Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) e Sicredi.

Embalagens de agrotóxicos serão recolhidas dia 17

A 13ª Coleta de Embalagens de Agrotóxicos também está inserida nas atividades da Semana do Meio Ambiente. A campanha ocorre no dia 17 de junho, sexta-feira, pelo interior do Município. Todos os produtores devem levar as embalagens vazias tríplice lavadas de produtos fotossanitários aos postos de coleta, munidos do número da Inscrição Estadual (Talão de Produtor).

A coleta será realizada em duas rotas, nas sociedades das localidades. Na Rota 1 ocorrerá das 07h às 08h, na Linha Araripe; das 08h30min às 09h30min, na Linha Brasil; das 10h às 11h, em Nove Colônias; das 13h às 14h, no Pinhal Alto; e das 16h às 17h, na Linha Imperial. Na Rota 2, a coleta ocorrerá das 07h às 07h40min, na Linha Pirajá; das 08h às 09h, em São José do Caí; das 09h30min às 10h30min, na Linha Temerária; das 10h45min às 11h15min, no Tirol; das 11h30min às 12h, em Arroio Paixão; das 13h15min às 14h, na Linha Olinda; e das 14h30min às 15h, no ginásio Roque Vogel, no Bairro Piá.