19/06/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis promove ação de fiscalização dias 20 e 21 de junho

Blitz Coronavírus será realizada na Praça das Flores e Pracinha de Brinquedos

A Prefeitura de Nova Petrópolis promove a quarta edição da “Blitz Coronavírus” neste sábado e domingo, dias 20 e 21 de junho, das 9h às 17h, na Praça das Flores e na Pracinha de Brinquedos. A ação de fiscalização e conscientização pretende coibir aglomerações a fim de evitar a propagação do novo coronavírus – COVID-19.

Secretários Municipais, representantes da Fiscalização Sanitária e de Trânsito, Departamento Jurídico, Brigada Militar e segurança privada que presta serviços à Administração Municipal estiveram reunidos, no Gabinete Oficial, nesta sexta-feira, 19 de junho, para estruturar a ação.

“Estamos intensificando as ações de fiscalização, a fim de coibir aglomerações e verificar a obediência às determinações previstas pelos Decretos Municipais e Estaduais, como uso de máscara, distanciamento social e aplicação da etiqueta respiratória, por exemplo”, declarou o prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn. “A abordagem será educativa e contamos com a colaboração de todos”, enfatizou ao dizer que o Poder Público não descarta o isolamento da Praça das Flores.

A “Blitz Coronavírus - Fiscalização” terá a presença de fiscais Municipais, servidores públicos e seguranças que prestam serviço ao Município. A ação contará com o apoio da Brigada Militar e a possibilidade de participação da Força Tática do Estado.

Ações de prevenção à COVID-19

A Administração Municipal, em obediência aos protocolos da Bandeira Vermelha, também mantém o funcionamento do Estacionamento Rotativo como forma de coibir a movimentação e, consequentemente, a propagação do vírus. Os trabalhadores do Estacionamento Rotativo estão trabalhando com os devidos EPIs e fazendo a higienização dos totens. É importante destacar que existe a possibilidade de pagamento do serviço via aplicativo, evitando o contato com a superfície dos totens. Cabe ressaltar ainda que o Município recebe 18,66% da arrecadação do Estacionamento Rotativo, são recursos públicos que são destinados às melhorias de vias e logradouros públicos no Município.

O Município já realizou outras três “Blitz Coronavírus” com o propósito de alertar comunidade e visitantes sobre medidas preventivas de combate à propagação do novo coronavírus. Dias 1º, 2 e 3 de maio, promoveu a ação em frente à Câmara de Vereadores, com instruções àqueles que chegavam ou transitavam no Município. A mesma blitz foi repetida no dia 9 de maio, no mesmo local.

Nos dias 16 e 17 de maio, servidores públicos alertaram sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e aplicaram uma pesquisa para coletar informações de moradores e visitantes. O questionário foi aplicado com as pessoas que frequentaram o atrativo turístico para identificar de onde os visitantes vinham e qual a motivação da visita; mensurar o uso de máscara, acesso às informações e reação às normas determinadas nos Decretos Estaduais e Municipal.

Para mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social na prevenção ao coronavírus, acesse o site oficial do Município: www.novapetropolis.rs.gov.br ou ligue (54) 3298-2650. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP