01/08/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Nova Petrópolis presente no lançamento do Investe Turismo e +Turismo.RS

Programas de incentivo ao turismo foram lançados em Porto Alegre no dia 31 de julho

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, e o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt, participaram do lançamento do Investe Turismo e do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo do Estado do RS (+Turismo.RS), nesta quarta-feira, 31 de julho, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo foi selecionada para os dois programas de incentivo ao turismo.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participaram da cerimônia de lançamento dos programas. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Ruy Irigaray, prefeitos e secretários Municipais das cidades contempladas com os programas também estiveram presentes no evento. O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt, destaca que “o fato de Nova Petrópolis ser contemplada nesses programas demonstra a importância e o potencial turístico da cidade no cenário nacional e esta é mais uma oportunidade de qualificação da rede turística”.

Nova Petrópolis é uma das 12 cidades do Rio Grande do Sul selecionadas para o Investe Turismo. O programa, de âmbito nacional, envolve 158 cidades brasileiras com um pacote de investimentos voltados para o turismo, como incentivos a novos negócios, acesso ao crédito e melhorias de serviços, inovação e marketing. Com um investimento inicial de R$ 200 milhões, a proposta é aumentar a competitividade e acelerar o desenvolvimento em 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil. No período de três meses, o objetivo do programa é fazer um mapeamento de fluxo turístico para identificar perfil de consumo, destino de origem e satisfação quanto à experiência de turismo no Estado. O Investe Turismo é uma iniciativa do Sebrae, do Ministério do Turismo e da Embratur e contempla as cidades de Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Porto Alegre, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e São Miguel das Missões.

O Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo do Estado do RS (+Turismo.RS) é uma extensão do Prodetur e do Fungetur e oferecerá apoio técnico aos municípios selecionados interessados em aprimorar a estrutura para atrair turistas através de linhas de financiamentos geridas pelos bancos de fomento. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e seus parceiros iniciam no dia 15 de agosto uma agenda itinerante pelo interior do estado, com 27 encontros que vão contemplar todos os 371 municípios inscritos no programa. O +Turismo.RS é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Ministério do Turismo, o Sebrae, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Badesul – Agência de Fomento e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Mais informações sobre Nova Petrópolis no site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.