28/09/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Nova Petrópolis presente no Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas

Bibliotecária Susana Carrasco participou de evento na última sexta-feira...

Nova Petrópolis esteve representada na 47ª Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas realizada no dia 25 de setembro, em Picada Café. A bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva, Susana Carrasco participou como painelista do momento intitulado Bibliotecas da Rota Romântica.

“Falei sobre o nosso acervo, leitores, atividades de incentivo à leitura, estrutura, projetos de leitura. Discorremos ainda sobre acessibilidade, editais do governo, entre outros assuntos. Foi um privilégio e uma grande responsabilidade participar de tão grandioso evento com bibliotecários, professores e alunos dos cursos de Biblioteconomia”, comemorou Susana.

O Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas tem por objetivo identificar os principais problemas e possíveis soluções que permitam a melhoria das bibliotecas escolares e públicas do Estado, e envolver a comunidade nos debates e ações. É de comum acordo entre as entidades que integram o fórum que o sistema público de ensino estadual e municipal precisam de melhorias na área de bibliotecas, no que tange a espaço físico, serviços, acervo, equipamentos e recursos humanos.

Para abordar estas discussões, a programação da última sexta-feira contou com visita a bibliotecas; palestra “Biblioteca: transição entre a função social e lúdica”; painel “Bibliotecas da Rota Romântica”; painel “Regulamentação da profissão de técnico em Biblioteconomia”; relatos de experiências, com cunho expositivo e participativo, proporcionando momentos de reflexão; troca e divulgação dos trabalhos voltados a bibliotecários, professores e estudantes de Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).