01/07/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Nova Petrópolis presente na Conferência Intermunicipal de Educação

Gramado sediou evento preparatório para etapa estadual que será realizada em outubro...

Na última quinta-feira (27), foi realizada na cidade de Gramado a Conferência Intermunicipal de Educação – Região Amserra. O evento reuniu gestores municipais e profissionais de educação das cidades de Nova Petrópolis, Jaquirana, Canela, Gramado, Cambará do Sul, Picada Café e São Francisco de Paula. O prefeito de Nova Petrópolis, Régis Hahn, acompanhou o evento juntamente com membros da Secretaria Municipal de Educação e delegados eleitos na Conferência Municipal da Educação. Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Cíntia Reisdoerfer, fez a leitura do regimento da conferência.
A Conferência Intermunicipal de Educação contou também com a presença do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, secretária de Educação de Gramado, Julita Andreis, secretária de Educação de Canela, Neusa Dossin, além do presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Ilton Gomes e da assessora Jurídica da 4ª CRE, Raquel Duarte.
Na parte da manhã, a integrante dos Fóruns Estadual e Nacional de Educação, Márcia Adriana de Carvalho, proferiu uma palestra que teve como tema o Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação federativa e Regime de colaboração. À tarde foram discutidas as demandas dos sete eixos educacionais constantes no documento referência do CONAE 2014.
As emendas apresentadas foram votadas pelos delegados. Todas as demandas aprovadas serão apresentadas para o Fórum Estadual de Educação que será realizado em Porto Alegre nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2013.
Durante a conferência também foram eleitos quatro delegados e quatro suplentes que vão participar da etapa estadual. A secretária de Educação, Cíntia Reisdoerfer, foi eleita delegada suplente dos dirigentes municipais da AMSERRA/RS. A Presidente do Conselho Municipal de Educação de Nova Petrópolis, Tânia Irani Seefeld, foi escolhida para ser a delegada suplente dos representantes dos Conselhos Municipais de Educação da Amserra.
“Este é um momento significativo para todos envolvidos, pois permite que sejam feitas reflexões para que se implante uma política de educação com a participação de todos“, reiterou a secretária Municipal de Educação, Cíntia Reisdoerfer.
Para o prefeito Régis Hahn, a conferência realizada em Gramado demonstra uma mobilização do setor educacional da região e Nova Petrópolis será bem representada na etapa estadual do encontro, “É muito satisfatório ver a união dos municípios da Amserra em prol da educação. Essa preparação, com base no diálogo e na troca de idéias, é fundamental para se construir uma educação de qualidade”, disse.
As Conferências Municipais e Intermunicipais são uma etapa preparatória para as Conferências Estaduais, onde as demandas discutidas e aprovadas nas conferências anteriores serão analisadas e debatidas, formando novas resoluções que serão levadas à CONAE 2014 (Conferência Nacional da Educação) pelos delegados eleitos pelos segmentos e por eles representados.