17/06/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis presente em reunião virtual que discutiu Protocolos de Distanciamento Social

Prefeito Regis Hahn e Secretária de Saúde Cláudia Pires participaram de live que reuniu prefeitos de cidades da Macrorregião Serra

Os prefeitos das cidades da Macrorregião Serra se reuniram em uma live na manhã de quarta-feira, 17 de junho, para deliberar sobre os protocolos de Distanciamento Social do Governo do RS. O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn e a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Cláudia Pires, participaram da reunião virtual, que contou também com a presença de representantes da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, da Universidade de Caxias do Sul e também de secretários (as) de Saúde Municipais.

A pauta principal do encontro, que contou com 47 participantes, foi a discussão sobre os aspectos técnicos do sistema de bandeiras adotado pelo Governo do RS, que analisa 11 indicadores para definir as cores das bandeiras em cada região. As autoridades municipais conversaram sobre a natureza do sistema de Distanciamento Controlado, que é baseado em modelos matemáticos de projeção que objetivam diminuir os riscos de contágio e fornecer um panorama da situação do sistema de Saúde de cada região. Também foram discutidas ações de ordem Municipal que podem contribuir para melhorar a situação da região de forma geral nos indicadores.

De acordo com a secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Cláudia Pires, a reunião foi essencial para a definição de estratégias de forma conjunta. “Foi muito bem observada pelos gestores municipais a importância de pleitearmos mais leitos de UTI a nível regional, ação que estamos praticando em conjunto com outros Municípios junto ao Governo do Estado. Também foi percebida a importância de um entendimento mais apurado dos indicadores dos protocolos de Distanciamento Social. Nesse sentido, vamos intensificar nossos estudos para aprimorar ainda mais nossa compreensão sobre esses dados. Por fim, estamos em fase final de planejamento para uma nova testagem em massa para COVID-19 em grupos de risco no Município. A testagem é fundamental para, por exemplo, conseguirmos conter possíveis surtos”, destacou a secretária.

Para o prefeito Regis Luiz Hahn, a união e a troca de informações dos Municípios é fundamental, especialmente no cenário da pandemia. “Muito se falou sobre a questão da taxa de contaminação do coronavírus na reunião. Sabemos que, se Nova Petrópolis possui poucos casos confirmados de coronavírus e não temos ativos detectados, é porque nos cuidamos lá no início. Hoje, com um entendimento mais apurado dos protocolos do Governo do RS, fica mais clara a importância de mantermos os cuidados de higiene, o distanciamento social e o uso de máscara. Estamos lidando com um vírus, não podemos pensar que não seremos infectados, precisamos nos cuidar e cuidar do próximo”, enfatizou o prefeito.

Na ocasião, foi definido que será criado um Observatório Regional de Saúde pelos Municípios participantes. Entre as finalidades projetadas para o observatório estariam o monitoramento dos indicadores da pandemia e a reunião de dados levantados na rede de Saúde dos Municípios, além de um trabalho de orientação aos gestores municipais, no sentido de identificar e melhorar as ações de combate à pandemia.

Para mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social na prevenção ao coronavírus, acesse o site oficial do Município: www.novapetropolis.rs.gov.br ou ligue (54) 3298-2650. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.