05/05/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis prepara a implantação do programa Famílias Acolhedoras

Equipe de Assistência Social conheceu o trabalho realizado em Caxias do Sul nesta terça-feira, 3 de maio

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis trabalha na estruturação do programa “Famílias Acolhedoras”, que visa o atendimento de crianças e adolescentes com necessidade de afastamento temporário do lar. Nesta terça-feira, 3 de maio, uma equipe de profissionais, liderada pelo vice prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, esteve em Caxias do Sul para conhecer o trabalho que este Município já vem realizando na área.

Além do vice-prefeito e secretário Martim Wissmann, a visita a Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul contou com a participação das assistentes sociais Jéssica Teles e Tatiane Konrath e da psicóloga Vanessa Acosta. O grupo foi recebido pela presidente da Fundação, Katiane Boschetti da Silveira.

De acordo com Martim Wissmann, o Município de Nova Petrópolis está em processo de ampliação dos serviços de proteção social do Suas (Sistema Único de Assistência Social), com a implantação do programa de acolhimento na modalidade “Famílias Acolhedoras” e um Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas). “A visita à Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul faz parte do cronograma de ações para a implementação dos novos serviços e programas”, explica o vice-prefeito.

O programa Famílias Acolhedoras organiza o acolhimento de crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de seus lares por medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. A iniciativa é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias que receberão as crianças e adolescentes em situação de risco social.

“O objetivo é promover o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastadas de sua família de origem de modo a preservar os vínculos já existentes, possibilitando a convivência comunitária, o acesso a direitos e serviços, em um trabalho de fortalecimento das funções protetivas da família de origem, para que aquela criança ou adolescente possa retornar ao seu lar”, acrescenta a assistente social Jéssica Teles.

A Prefeitura de Nova Petrópolis também trabalha na implantação de um Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas). Durante a visita à Fundação de Assistência Social, a equipe de Nova Petrópolis recebeu o protocolo de gestão dos Creas de Caxias do Sul. Concluído em 2021, o documento servirá como apoio e referência para a implantação do serviço em Nova Petrópolis.

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP