23/05/2016

Nova Petrópolis possui cinco pontos de internet livre

Parceria com empresa Bitcom Internet possibilita acesso à rede gratuito...

A Administração Municipal, em parceria com a empresa Bitcom Internet, disponibiliza cinco pontos em Nova Petrópolis com acesso à internet livre. Comunidade e turistas terão WiFi livre na Praça das Flores; no Parque Aldeia do Imigrante; na Torre de Informações; na Praça dos Brinquedos; e na Praça dos Pinheiros, no bairro Pousada da Neve. Desde o dia 21 de maio, as redes estão disponíveis para a população.

“O projeto “A Praça é Nossa”, da empresa Bitcom veio de encontro com a proposta da Administração Municipal de oferecer internet gratuita para a população de Nova Petrópolis. Fico muito contente de podermos proporcionar acesso à internet para os munícipes e para os turistas que nos visitam. Agradeço pelo trabalho do Gerson e demais envolvidos e também  pela agilidade e parceria da empresa Bitcom Internet”, destacou o prefeito Regis Luiz Hahn.

A parceria, sem custos para os cofres públicos, proporciona internet livre WiFi, permitindo acesso de comunicação com a comunidade e com o mundo. O serviço também disponibiliza imagens geradas ao vivo dos pontos que possuem internet. As imagens estão disponíveis nos sites  www.novapetropolis.rs.gov.br e www.finger.com.br.

“O projeto oferece também a integração digital da comunidade, acelerando o desenvolvimento sócioeconômico do Município; oportunidade de participar na preservação e segurança do patrimônio público e dos moradores por meio da visualização das imagens das câmeras e possibilidade de acelerar o crescimento do Município com o acesso à tecnologia. Além disso, o objetivo também é a humanização, promovendo vínculo social, inclusão digital e democratização do acesso à informação, tornando a internet banda larga acessível a todos os usuários”, destacou o secretário adjunto de Administração, Gerson Gebhardt, um dos idealizadores do projeto.

A empresa firmou um termo de cooperação com o Município, disponibilizando o acesso à rede mundial de computadores em cinco pontos públicos e de grande circulação de Nova Petrópolis. Foram instalados equipamentos e softwares que possibilitam o acesso simultâneo de, no mínimo, 100 usuários em cada um destes pontos, sendo que, na Praça das Flores, em período de eventos, este número deverá ser expandido proporcionalmente.

Além de fornecer acesso gratuito nestes pontos, a Bitcom pode praticar a comercialização de acesso pré-pago à rede, bem como, disponibilizar uma extensão de acesso aos seus assinantes comerciais e residenciais. A empresa possue sistema de gestão e controle destes acessos, identificando usuários e logs de acesso para casos de necessidades legais. Foram instaladas placas explicativas com a logomarca da empresa, conforme previsto no termo de cooperação.

“Oferecer internet gratuita foi um dos compromissos do meu governo e fico muito orgulhoso do trabalho que estamos realizado em Nova Petrópolis. Agora estamos colhendo os frutos que plantamos. Inauguramos duas Academias da Saúde, o Espaço Mais Cultura, e em breve vamos entregar a Escola de Educação Infantil Contruindo o Saber. O projeto “A Praça é Nossa” veio de encontro às nossas conquistas”, ressaltou o líder do Poder Executivo.

Desde maio de 2013, a Administração Municipal disponibilizava acesso à Internet na Praça das Flores, nos finais de semana, por meio de link de Internet da própria Prefeitura Municipal, sendo que, neste período, esta disponibilidade de acesso não afetava e nem prejudicava aos serviços essenciais da municipalidade. Agora, com o projeto “A Praça é Nossa” este serviço foi desativado.