21/11/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis pelo fim da violência contra a mulher

Ações de prevenção e alerta serão realizadas durante 16 dias

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), irá promover ações em prol da campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher" de 25 de novembro a 10 de dezembro no Município.

“Segunda-feira, 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, faremos uma ação pela Avenida 15 de Novembro, entrando no comércio, falando com a população. Ao longo dos 16 dias, serão realizadas palestras em empresas e escolas do Município. Além disso, vamos trabalhar a temática nos grupos do CRAS”, elencou a coordenadora do CRAS, Vanessa Huf.

No dia 6 de dezembro, Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, o CRAS irá promover um cine debate no auditório da Sicredi Pioneira RS entre instituições convidadas.

“Além disso, temos uma campanha permanente de combate à violência contra a mulher. Uma cartilha informativa e cartazes alertam para a necessidade de denunciar. O Disque 180 é um canal seguro que deve ser utilizado neste combate. Precisamos lembrar que, como diz nossa campanha permanente, ‘Juntas Somos Mais Fortes | Não esconda – Não cale – Não omita’”, ponderou Vanessa Huf.

“O engajamento da comunidade em campanhas como esta, que lutam pela garantia da dignidade da pessoa humana, é o que nos fortalece e faz coibir quaisquer ações que possam vir a violar direitos fundamentais, como a liberdade de escolhas e a integridade física e emocional, especialmente das mulheres que, infelizmente, ainda hoje seguem sendo alvo de violência de todo o tipo”, reforçou a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota.

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” é uma mobilização mundial, que ocorre anualmente, de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades no país têm início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.