01/08/2023

Nova Petrópolis pede flexibilizações na BR-116 ao Dnit

Comitiva do município esteve em Porto Alegre na segunda-feira, 31 de julho

A flexibilização das regras de trânsito na BR-116, no trecho entre o centro de Nova Petrópolis e o Vale do Caí, foi tema de uma reunião em Porto Alegre nesta segunda-feira, 31 de julho. A Administração Municipal de Nova Petrópolis esteve representada pelo prefeito Jorge Darlei Wolf e pelo vice-prefeito Martim Wissmann.

A comitiva de Nova Petrópolis foi recebida pelo superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, e pelo diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Elton Weber, de Nova Petrópolis.

Entre as reivindicações apresentadas está a ampliação do horário de trânsito permitido no trecho, da regra atual (das 7h às 17h30) para o período das 6h às 20h. Também foi solicitado um estudo para a liberação em tempo integral, através de semáforo.

Na reunião, o prefeito Darlei e o vice-prefeito Martim expuseram as mais diversas dificuldades que as restrições na BR-116 estão causando desde o ciclone extratropical em junho. Entre outros, o fluxo de turistas, escoamento da produção agrícola, transporte de pacientes da saúde, deslocamento de estudantes e transporte de materiais de construção para obras, além dos transtornos causados às comunidades por onde o trânsito é desviado.

A reunião contou com a participação do secretário de Administração, Bruno Seger, a presidente da Câmara de Municipal de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach, os vereadores Alexandre da Silva, Daniel Carlos Michaelsen e Tarcísio Brescovit, e um representante do gabinete do deputado estadual Carlos Búrigo.

“Sabemos que as flexibilizações envolvem questões técnicas e não queremos que se abra mão da segurança. Mas também acreditamos que há uma margem segura para diminuir as atuais restrições. Aguardamos o retorno do Dnit sobre as nossas demandas”, observou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

O ofício entregue ao Dnit teve também as assinaturas do presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), Neander Willrich Port, e do presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Nova Petrópolis (CDL-NP), Guilherme Lima.

Crédito das fotos: Josiane Skieresinski