05/03/2024

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nova Petrópolis participa do lançamento da segunda etapa do programa de irrigação do Governo do RS

Estado vai investir mais R$ 213,2 milhões em projetos de irrigação como parte do programa Supera Estiagem

Na última quinta-feira, 29 de fevereiro, a Administração Municipal de Nova Petrópolis participou do lançamento da segunda etapa do programa de irrigação do Governo do Rio Grande do Sul, durante cerimônia no Palácio Piratini. O Estado investirá mais R$ 213,2 milhões na subvenção de projetos de irrigação, que deverão contar com contrapartida dos produtores.

A iniciativa, voltada a combater os danos da falta de chuvas nos períodos mais secos do ano, integra o Supera Estiagem, que vem ajudando produtores rurais com a construção de açudes, cisternas, poços artesianos e na reservação e distribuição de água. A serra gaúcha, inclusive, é a segunda região do RS com maior número de projetos aprovados na primeira etapa do programa de irrigação (19,2%).

Conforme informado pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, na primeira etapa do programa, lançado em agosto de 2023, o Estado destinou R$ 2,4 milhões para a subvenção de 264 projetos aprovados, o que beneficiou culturas de pastagem, milho, fruticultura, olericultura e soja.

Agora, na segunda etapa, serão repassados mais R$ 213,2 milhões em até quatro anos, visando aumentar a área irrigada no território gaúcho, principalmente da produção de milho. O Estado irá repassar recursos até 20% do valor dos projetos, com teto de R$ 100 mil por produtor, que deverão apresentar os documentos indicados pelo edital – a ser lançado em breve.

Participaram do lançamento da segunda etapa do programa estadual e anúncio de novos recursos para a irrigação, os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Lüdke, e de Administração, Bruno Seger, e o vice-governador Gabriel Souza.

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP