25/09/2015

Nova Petrópolis paralisa em apoio ao Movimento do Bolo

Servidores da Prefeitura Municipal protestaram durante 30 minutos...

Servidores públicos municipais de Nova Petrópolis paralisaram as atividades das 08h às 08h30min nesta sexta-feira, dia 25 de setembro. O Movimento do Bolo foi um protesto contra a distribuição tributária; em favor dos Municípios; e, em apoio à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Atualmente, apenas 18% das receitas do bolo tributário são destinadas para as prefeituras. A União fica com a maior fatia, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo. Em protesto, o prefeito Regis Luiz Hahn, o vice-prefeito Gregor Hermann, secretários municipais e servidores públicos entregaram panfletos aos motoristas e pedestres e empunharam faixas na principal avenida de Nova Petrópolis.

“Paralisamos 30 minutos durante o expediente interno da Prefeitura Municipal, sem causar prejuízos no atendimento ao público. Precisamos chamar a atenção da comunidade para o percentual que os Municípios recebem do bolo tributário. As prefeituras têm cada vez mais obrigações e o valor repassado em impostos é muito baixo”, declarou o prefeito Regis Luiz Hahn.

O objetivo do protesto foi alertar sobre a crise financeira das cidades do Rio Grande do Sul. Em 2015, os Municípios sofrerão um prejuízo de R$ 776 milhões nos repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).