08/03/2024

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis oferece aulas gratuitas de ginástica, vôlei adaptado, yoga e outras atividades

Mais de 6.000 pessoas participaram do projeto Vida Ativa, Coração Saudável em 2023

Nova Petrópolis está entre as cidades com maior longevidade no Rio Grande do Sul, contando com uma população de 23,3 mil pessoas, de acordo com o Censo do IBGE de 2022, em boa parte idosos. Por observar esse perfil dos moradores, e visando a sua qualidade de vida, a Prefeitura Municipal oferece aulas de ginástica, voleibol, relaxamento, vôlei adaptado para idosos, yoga, dança cigana, auriculoterapia e caminhada orientada de forma gratuita e em diversos locais através do projeto Vida Ativa, Coração Saudável. Em 2023, a Secretaria de Saúde e Assistência Social contabilizou 6.497 participantes nas atividades do projeto.

O salão aos fundos do Moinho Rasche recebe aulas de ginástica nas terças-feiras pela manhã. É nessa turma que as aposentadas Maria Alice Birk e Adélia Weber mantêm a atividade física em dia. Maria Alice relata que participa da turma há quase dez anos, mas que, quando ainda trabalhava, sempre passava em frente ao local e tinha vontade de assistir às aulas. A ginástica em grupos é oferecida em 13 horários diferentes, em locais diversos, para atender a toda comunidade.

Outro destaque das práticas esportivas que o projeto Vida Ativa, Coração Saudável proporciona são as aulas de câmbio, o voleibol adaptado para pessoas da terceira idade. Sérgio Schumann, um dos educadores físicos que acompanha as atividades, informa que são disponibilizados três horários e locais para os idosos interessados em praticar algum esporte, e que basta comparecer para começar a participar. Esses grupos participam de eventos também, como o encontro com o grupo de câmbio do município da Feliz no ano passado, durante a Semana Municipal do Idoso, em Nova Petrópolis.

Uma prática mais voltada ao conhecimento interior, ao relaxamento e ao bem-estar físico e espiritual, a yoga é outra atividade oferecida no cronograma organizado pela Secretaria de Saúde. Roselane Salib, proprietária do Espaço Holístico, responsável pelas aulas, falou sobre a grande procura pela prática da yoga entre os moradores de Nova Petrópolis. De acordo com ela, são 13 turmas em horários e locais diversos por semana, com média de 380 alunos por mês.

Além do vôlei adaptado, das aulas de ginástica e da yoga, a população também tem a oportunidade de praticar dança cigana nas segundas e sextas-feiras; auriculoterapia às segundas e terças-feiras; relaxamento nas segundas-feiras; e caminhadas nas quintas-feiras.

O projeto Vida Ativa, Coração Saudável foi criado em 2008 na rede municipal, com a finalidade de oferecer gratuitamente diferentes práticas esportivas para a comunidade nova-petropolitana, gratuitamente, como medida de prevenção para a saúde. Confira abaixo os horários e locais em que as aulas acontecem.

Aulas de ginástica em grupo

9h – Sociedade Canto Amizade, na Vila Olinda

13h30 – Sociedade Lira, em São José do Caí

18h – Sociedade Concórdia, na Linha Imperial

18h30 – Academia de Saúde da Vila Germânia

19h30 – Centro Social e Cultural, no Pinhal Alto

*Terça-feira

8h30 – Moinho Rasche (turma feminina)

9h – Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no Centro

19h – Sociedade de Linha Olinda

*Quinta-feira

7h30 – Academia de Saúde do bairro Logradouro

16h30 – Academia de Saúde do bairro Logradouro

18h – Escola Otto Hoffmann, no bairro Pousada da Neve

18h – Academia de Saúde do bairro Logradouro

*Sexta-feira

8h - Academia de Saúde do bairro Logradouro (turma masculina)

Relaxamento

16h30 – Academia de Saúde da Vila Germânia

Auriculoterapia

16h – Escola Otto Hoffmann, no bairro Pousada da Neve

7h30 – Academia de Saúde do bairro Logradouro

Câmbio (vôlei adaptado para idosos)

13h45 – Sociedade Linha Araripe

19h15 – Academia de Saúde da Vila Germânia

19h45 - Academia de Saúde do bairro Logradouro

*Quinta – feira

14h - Caps (a cada 15 dias)

18h - Escola Bom Pastor, na Linha Brasil

*Todos os dias

6h30 - Espaço Holístico Eventos, na Linha Araripe.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP