02/09/2015

Nova Petrópolis matém Programa Gaúcho de Microcrédito

Parceria entre Prefeitura e ICC Portosol mantém financiamentos...

A Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, firmou convênio com a ICC Portosol – Instituição Comunitária de Crédito para garantir a continuidade do Programa Gaúcho de Microcrédito no Município.

A iniciativa é importante para apoiar o fortalecimento dos empreendedores, pois é justamente nesse momento que as micro e pequenas empresas precisam de acesso a financiamento adequado para manter e ampliar a sua atividade produtiva. Até o momento já foram concedidos mais de R$ 1.050.000,00 em 190 operações realizadas por meio dessa iniciativa da Prefeitura Municipal voltada ao desenvolvimento, ampliação e sustentabilidade dos microempreendedores do Município. Essa ação  oportuniza a ampliação dos pequenos negócios, gerando mais emprego e renda, alavancando a economia local.

Por meio do microcrédito os empreendedores de Nova Petrópolis, formais e informais, podem solicitar crédito de até R$ 15 mil para investir no negócio; o pagamento pode ser feito em até 15 meses, conforme a finalidade do crédito. O processo é simples e pouco burocrático e a taxa de juros do Programa Gaúcho de Microcrédito é diferenciada. Além disso, não é necessário abrir conta corrente e arcar com custos de manutenção de conta, seguros e outros serviços normalmente exigidos.

Para obtenção do empréstimo é necessário desenvolver uma atividade econômica por conta própria, formal ou informal, e pelo menos seis meses, solicitar o microcrédito para investir no negocio e ter  um faturamento máximo de R$ 120 mil ao ano, além de apresentar um avalista simples. Pode ser financiado a compra de mercadorias, insumos, matéria-prima, máquinas e equipamentos (novos e usados), ferramentas, carro e moto e reforma e ampliação do local de trabalho.

O serviço está disponível na sala do microcrédito, no prédio da Biblioteca Municipal, localizada na rua Tiradentes, nº 256 ou pelo telefone (54) 3281-3029. O atendimento é realizado segundas, terças e quartas-feiras, das 08h30min às 12h e das 13h às 15h15min e nas quintas e sextas-feiras, das 09h às 12h e das 13h às 16h30min, por Raiana de Souza Klein.

Programa Gaúcho de Microcrédito

O Programa Gaúcho de Microcrédito foi instituído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Banrisul, e é operacionalizado através da parceria entre Prefeituras Municipais e Instituições de Micorcrédito com o intuito de disponibilizar aos micro e pequenos empreendedores linhas de crédito compatíveis com o perfil dos seus negócios. O objetivo do programa é Conceder financiamento para atender as necessidades financeiras (investimento e capital de giro) de atividades produtivas de pequeno porte, com vistas à manutenção, fortalecimento e sustentabilidade dos mesmos.