09/07/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis lança painel Aedes aegypti para atualizar comunidade

Em seis meses foram encontrados 74 focos positivos em oito bairros da Zona Urbana

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, por meio da equipe da Vigilância Ambiental em Saúde, divulga o Painel Aedes aegypti nesta quinta-feira, 9 de julho. Junto ao boletim com informações e atualizações do controle do mosquito no Município, serão apresentados os mapas dos bairros por quadras com focos encontrados. O painel será divulgado mensalmente pela Prefeitura Municipal.

O coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, Rafael Aguiar Altreiter, explica que essa é mais uma etapa da campanha de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela urbana. “É importante que a comunidade visualize as áreas em que já foram encontrados focos para revisar sua residência e eliminar possíveis criadouros. Por ser um mosquito que se abriga dentro de nossas casas, precisamos do apoio dos munícipes para controle do vetor”, enfatiza Altreiter.

A primeira edição do painel reúne dados de 1º de janeiro a 30 de junho de 2020. Nesse período, nenhum caso suspeito, confirmado ou descartado das doenças causadas pelo mosquito foram registrados no Município. No entanto, foram encontrados 74 depósitos com água que continham larvas do mosquito, consideradas no painel como focos positivos. Os bairros Logradouro, Centro, Piá, Pousada da Neve, Vale Verde, Bavária, Vila Germânia e Juriti tiveram focos positivos detectados pela equipe da vigilância.

A campanha de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti também conta com instalação itinerante de placas informativas pelos bairros e divulgação de vídeos lúdico-informativos sobre formas de eliminação de possíveis criadouros. Na continuidade de ações, está prevista mais uma mobilização para recolhimento de pneus inservíveis em data a definir. Por ser um mosquito doméstico, o sucesso das ações depende da participação da população e a melhor forma de evitar a doença é com a eliminação dos criadouros.

A dengue é uma doença febril grave causada por um vírus transmitido pela picada do Aedes aegypti  infectado. Nova Petrópolis é considerada infestada pelo vetor desde abril de 2018. O principal criadouro são os reservatórios de água, como caixas d´água, toneis e baldes que muitas vezes são encontrados sem tampas ou telas na sua cobertura. A fêmea do mosquito tem preferência por água com baixa matéria orgânica e por isso a necessidade de não deixar exposto qualquer objeto capaz de acumular água limpa.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social possui Laboratório de Entomologia para identificação do material coletado, conferindo celeridade à identificação das larvas e consequente ação preventiva. O Município conta com dois agentes em saúde concursados e cinco agentes em saúde emergenciais, que realizam vistorias nos imóveis a cada dois meses. Neste momento de pandemia, as inspeções são realizadas nas áreas externas dos imóveis, com os servidores utilizando máscaras e mantendo distanciamento seguro, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Todos agentes em saúde estão devidamente identificados com uniformes e crachás e podem ter sua ação confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde em casos de dúvida.

A Prefeitura de Nova Petrópolis possui serviço de atendimento a denúncias e qualquer irregularidade deve ser comunicada à Vigilância Ambiental em Saúde. Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, contate: (54) 3298-2665 ou ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.