25/09/2015

Secretaria da Fazenda

Nova Petrópolis lança mais uma edição da Festival da Primavera 2015 - Frühlingsfest

O Show Garden foi o cenário escolhido para o lançamento oficial do Festival da Primavera – Frühlingsfest. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 23 de setembro, e contou com a presença de autoridades, imprensa, amigos e convidados. O evento acontece de 09 a 18 de outubro e contou com cerca de 40 mil visitantes em sua edição anterior. O prefeito da cidade também conhecida como Jardim da Serra Gaúcha, Regis Hahn, destaca a importância do Festival da Primavera no calendário de eventos da cidade como o maior evento de paisagismo do sul do país.

Entre as atrações, o destaque é para a comercialização e exposição de flores e projetos paisagísticos. Para Christine Gross, uma das integrantes da comissão organizadora, uma das principais novidades do Festival de Primavera será o Criando Paisagens, uma rodada de negócios com os profissionais de paisagismo, que acontecerá no dia 15 de outubro. Neste dia, serão realizadas, também, oficinas, palestras e debates sobre o cultivo de árvores e arbustos, com base na sustentabilidade. Temas como utilização da água, uso do solo, uso de materiais e iluminação estarão em pauta.

Cabe destacar que o Festival da Primavera reflete uma cultura muito presente em Nova Petrópolis, que é o cultivo de flores e os jardins, sempre muito bem cuidados na cidade. O paisagista Toni Backes destaca outra atração do Festival da primavera: a cura através da natureza. "Essa relação de aproximação das pessoas com a natureza é cada vez maior, e nada melhor do que cultivar um jardim não só para o bonito, mas para plantar temperos e ervas medicinais", destaca Backes. Os interessados podem se inscrever através do site  paisagismoregenerativo.com.br. Segundo Toni Backes, o Festival da Primavera deste ano deve se consolidar como um dos maiores eventos técnicos do Brasil. "Nova Petrópolis é a cidade talhada para fazer este tipo de evento por sua natureza exuberante. As pessoas vêm para cá não só pelo evento, mas pela cidade como um todo", destaca Backes.

Polo turístico que se caracteriza por manter a cultura germânica em seus costumes, farta gastronomia, arquitetura e legado cultural, Nova Petrópolis convida turistas e a comunidade para mais uma vez comemorar a chegada da Primavera com muita alegria e entretenimento.  Em meio às atrações do Festival da Primavera e ao colorido que enfeita o município acontece também a tradicional Parada das Flores.

O evento busca expressar o amor e dedicação às flores e tem como destaque carros, carroças, carrinho de mão e demais artefatos, enfeitados com flores.  Com participação mais do que especial da comunidade, o desfile conta com uma ala especial para as crianças com suas bicicletas devidamente enfeitadas. O desfile acontece no sábado, 10 de outubro, com concentração às 15h30 na Avenida 3 de Maio.

Promovido e organizado pela Prefeitura de Nova Petrópolis em parceria com a Associação Tchon Ji, o Festival da Primavera é realizado diariamente das 8h30 às 19h na Rua Coberta – junto à Praça das Flores – em uma área com aproximadamente de 1.000 m².  Conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira RS e Cooperativa Piá.

Mais informações: www.novapetropolis.rs.gov.br/festivaldaprimavera

Fotos: Sabrina Schuster