05/01/2016

Nova Petrópolis intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

Eliminar criadouros é melhor forma de combater Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus...

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da atuação da Vigilância Ambiental em Saúde, está atenta e atuante no combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus. Equipes de trabalho monitoram e fiscalizam o Município.

Em Nova Petrópolis não há nenhum caso notificado das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Mas, é necessário tomar ações preventivas. A eliminação de criadouros é a melhor forma de evitar o mosquito e, por consequência, as doenças. Todos são responsáveis por manter esta condição, seja atuando na eliminação de criadouros ou denunciando irregularidades.

No dia 28 de dezembro de 2015 foram encontradas quatro larvas do mosquito Aedes aegypti em uma armadilha de monitoramento instalada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Germânia. Durante este início de ano, no bairro Vila Germânia, agentes comunitários de saúde devem realizar a delimitação de foco, que consiste em inspecionar 100% dos imóveis em um raio de 300 metros de onde foram encontradas as larvas do vetor. Todos os moradores devem receber o profissional que irá orientá-los, coletar larvas e eliminar criadouros.

A fêmea do mosquito tem preferência por água com baixa matéria orgânica, por isso, é fundamental eliminar qualquer objeto capaz de acumular água limpa. Por ser um mosquito doméstico, o sucesso das ações depende da participação da população. Manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e ralos, colocar o lixo em local adequado, guardar garrafas em local coberto ou com gargalo para baixo, não acumular pneus ao ar livre, limpar os potes dos animais de estimação, manter as piscinas tratadas são ações eficazes para impedir o acúmulo de água e a proliferação do inseto.

Desde 2012, Nova Petrópolis mantém laboratório e profissionais capacitados para que haja celeridade entre a identificação do vetor e a resposta na ação de prevenção. A Prefeitura de Nova Petrópolis também possui serviço de atendimento a denúncias, e qualquer irregularidade deve ser encaminhada ao setor responsável, mediante preenchimento de formulário padrão. Os contatos para esclarecimentos devem ser realizados pelo fone (54) 3298-2665 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.