24/05/2023

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Nova Petrópolis instala lâmpadas de LED em cinco vias principais

Investimento na modernização do sistema de iluminação pública totaliza R$ 750.093,40

A Prefeitura começou a modernização do sistema de iluminação pública em diversos pontos de Nova Petrópolis na semana passada, com a substituição das lâmpadas tradicionais pelo LED, uma tecnologia muito mais eficiente e durável, que trará mais economia ao Município. A primeira região da cidade a ser beneficiada foi o Vale Verde, com a troca das luminárias na Av. das Araucárias. Nesta semana, a mudança ocorre na Av. 15 de Novembro, no Centro. Mais três vias irão receber as melhorias até o final de junho: Av. Pe. Affonso Theobald, Av. Germânia e Rua Vicente Prieto.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, o Executivo irá investir R$ 750.093,40 para a modernização da iluminação nas cinco vias públicas. O valor envolve a aquisição de todo o material necessário para a substituição, como as 480 luminárias de LED com potência de 90W e de 150W, além dos 500 relés fotoeletrônicos instalados, e dos 458 braços para fixação nos postes em que os equipamentos serão colocados.

A substituição do antigo sistema de iluminação começou na quinta-feira da semana passada, dia 18, na Av. das Araucárias, no Vale Verde. Na segunda-feira, 22 de maio, a mudança teve início na Av. 15 de Novembro. Os próximos locais a serem beneficiados serão as avenidas Padre Afonso Theobald, no centro, e Germânia, na Vila Germânia, e a rua Vicente Prieto, no Pinhal Alto.

Os recursos financeiros utilizados para realizar a substituição da iluminação comum pelo sistema LED, são oriundos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, no total de R$ 257.469,40, e de R$ 492. 624,00 de fundos próprios do Município. Os materiais foram adquiridos através de um consórcio intermunicipal, tendo por base o Decreto Federal 7.892.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP