12/05/2021

Nova Petrópolis inicia os debates sobre a concessão da ERS-235

Administração municipal, associações de moradores e outras entidades reuniram-se pela primeira vez no dia 4 de maio

Aconteceu no dia 4 de maio, terça-feira, no Plenarinho do Centro de Eventos, a primeira reunião de lideranças para tratar do edital de concessão da rodovia ERS-235, que está sendo encaminhada pelo Governo do Estado. O encontro teve o objetivo de iniciar o levantamento de temas pertinentes e demandas das comunidades que circundam a estrada, para garantir que estejam contempladas da melhor forma possível no edital de concessão.

A Administração Municipal esteve representada pelo prefeito Jorge Darlei Wolf, vice-prefeito Martim Wissmann, secretários municipais de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cristhie Lenz; de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, e de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, e ainda o coordenador especial de Trânsito e Sistema Viário da Prefeitura, Milton César Szimanski. Participaram também o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Marcos Alexandre Streck, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Nova Petrópolis, Valmor Heckler.

Os bairros e localidades cortadas pela ERS-235 foram representados por suas associações de moradores: Adriano da Rosa (Vale Verde), Dilson Jahn (Linha Brasil), Marlene Zimmermann (Linha Araripe) e Elisiane F. Neumann (Pousada da Neve). As associações de moradores dos bairros Piá e Linha Imperial foram convidadas para a reunião, mas não se fizeram presentes. José Ricardo Schommer representou o grupo Urbe.

De acordo com o prefeito Jorge Darlei Wolf, as informações recebidas do Governo do Estado dão conta de que será feita a concessão de 1.151 quilômetros de estradas atualmente administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), incluindo o trecho da ERS-235 entre Nova Petrópolis e Gramado. Os novos contratos de concessão devem ter duração de 30 anos. “Precisamos garantir que todas as demandas das comunidades estejam contempladas da melhor forma possível no edital. Por outro lado, precisamos lembrar que as exigências previstas no edital é que irão definir os preços e a quantidade de praças de pedágio durante a concessão”, disse o prefeito.

Darlei lembrou também que existem demandas de Nova Petrópolis já encaminhadas à EGR, sendo que boa parte delas já foi atendida. “Com relação aos pedidos restantes, neste momento ainda não é possível saber se eles ainda serão concluídos pela EGR ou se serão incluídos no edital de concessão”, acrescentou.

Durante a reunião, os representantes dos bairros e localidades tiveram a oportunidade relatar os principais problemas relacionados à ERS-235 em cada lugar. As demais entidades também se posicionaram quanto ao futuro da estrada. “É muito importante já elencarmos as reivindicações da cidade, para estarmos prontos quando iniciarem as audiências públicas”, destacou o vice-prefeito Martim Wissmann.

O prefeito Jorge Darlei Wolf lembrou que aquela não seria a única reunião para tratar do tema e que um novo encontro será agendado em breve. O processo de concessão das estradas prevê a realização de audiências públicas, que devem acontecer nos meses de junho e julho.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP