06/07/2023

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nova Petrópolis inicia castração de animais pelo programa estadual “Melhores Amigos”

São investidos R$ 57 mil para esterilizar, pelo menos, 200 cães e gatos, fêmeas, até o final de 2023

Está em andamento, em Nova Petrópolis, o convênio celebrado com o Governo do Estado, para esterilização de cães e gatos fêmeas, através do programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”. Ao todo, serão investidos R$ 57 mil para castrar, no mínimo, 200 animais até o final deste ano. Iniciadas no mês de maio no município, até 30 de junho já haviam sido realizadas 29 castrações. As inscrições para acessar o serviço são feitas na Secretaria de Saúde e Assistência Social, às quartas-feiras.

Conforme relata a gestora ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Cassia Hoffmann, o convênio para realizar o controle populacional dos animais foi oficializado em dezembro passado, sob o número 4.808/2022. Na sequência, no início de 2023, o governo gaúcho fez o repasse de R$ 40 mil, e em contrapartida o Município participou com R$ 17 mil, totalizando R$ 57 mil para serem investidos nesse programa.

Para definir as empresas que estariam aptas a fazerem as castrações, a Prefeitura de Nova Petrópolis abriu processo licitatório, habilitando duas clínicas, Bavaresco e Álvaro Abreu, ambas no município. Os procedimentos de esterilização começaram a ser feitos em 9 de maio.

Conforme prevê o programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”, ligado à Secretaria Estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, serão castrados na cidade, ao menos, 200 fêmeas até o uso total do recurso. Para cada procedimento há um custo previsto de R$ 200,00. Posterior a castração, o animal também será microchipado com recursos provindos do município, sendo esta identificação importante em caso de perda ou fuga do animal.

Quem pode acessar o programa de castrações

A preferência para uso do programa de castrações é para animais semi-domiciliados, ou seja, que vivem nas ruas, mas possuem pessoas que provêm os cuidados mínimos de alimentação e atendimento veterinário quando necessário, pois é imprescindível um responsável para o deslocamento e cuidados pós operatórios. Também podem ter acesso a esse programa, tutores que comprovem ser de baixa renda.

Relato de quem participa do programa

No dia 21 de junho, Ivanise Fenner de Lima se deslocou de sua residência em Fazenda Pirajá, até uma das clínicas credenciadas pelo programa, para levar os dois últimos gatinhos, que estão sob a sua guarda, para realizarem a castração. A dona Ivanise é uma das beneficiadas pelo convênio do Estado com a Prefeitura de Nova Petrópolis, e, com esses dois animais, totaliza dez esterilizados gratuitamente.

Quem também esteve em uma das clínicas cadastradas, no dia 21, foi a Patrícia Bolsonelo, empresária do ramo de hospedagem pet, levando a cachorrinha Athena para castração. A empresária presta serviço para a Prefeitura, tendo outros animais assistidos e reafirma a importância da castração.

Os benefícios da castração

O médico veterinário da Prefeitura de Nova Petrópolis, Sandro Ferrão, explica que a castração de animais tem diversos benefícios, mas que os principais envolvem a redução de casos de câncer de mama e de testículo.

Outros benefícios da esterilização antes do primeiro cio, nas gatas, por exemplo, é o controle populacional. “Uma gata, dependendo do tipo de alimentação que recebe, pode ter até três cios no ano, gerando mais de uma gestação. Isso resulta em um aumento populacional bastante significativo, principalmente se for o caso de um animal errante, que vive nas ruas”, explica Sandro. A castração também beneficia no comportamento do animal, que fica mais calmo e menos territorialista.

A importância da esterilização de animais também é reforçada pelos médicos veterinários Fernanda Bavaresco, Tatiane Juchen e Cleverton Freire, que atuam nas clínicas Bavaresco e Álvaro Abreu.  A veterinária Tatiane apontou ainda que o aumento das populações de animais tem resultado em um maior número de animais abandonados, e que a castração possibilita encerrar o ciclo dos cios nas cadelas e evitar a procriação desordenada, por exemplo. Além de evitar que venham a ter algumas doenças ligadas aos hormônios e que se apresentam principalmente na velhice do animal, como o câncer nas mamas e infecções uterinas.

Inscrições

Os interessados em se beneficiar do programa Melhores Amigos, que se enquadrem nos critérios informados abaixo, deverão se dirigir até a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, na rua Coronel Alfredo Steglich, 95, no centro, às quartas-feiras, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Para inscrição é necessário a apresentação de documento de identidade com foto e o comprovante de residência no município, além de ser necessário atender alguns requisitos:

- Tutor deverá possuir renda familiar de até três salários mínimos, ou de até meio salário mínimo por membro do grupo familiar; e/ou,

- Estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico).