27/02/2024

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Nova Petrópolis inicia a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal

Primeira audiência pública ocorre nesta quarta-feira, às 19h, no auditório do Centro de Eventos

Nova Petrópolis dá início nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, ao processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal. A primeira etapa da atualização consiste em uma audiência pública, que ocorrerá às 19h no auditório do Centro de Eventos. Representantes de entidades, dos conselhos distritais, das associações de moradores e a comunidade em geral são convidados a participar do encontro.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, responsável pela revisão do Plano Diretor, o processo será composto por várias etapas. A primeira delas, nesta quarta-feira, consistirá na sensibilização do público a respeito do tema e apresentação de metodologia.

Nas etapas seguintes, ainda sem data, ocorrerão o levantamento de dados, diagnóstico e apresentação de propostas. O resultado final do processo dará origem a um projeto de lei, que será enviado para apreciação do Poder Legislativo Municipal.

Com participação no processo de revisão do plano diretor de diversas cidades, a Universidade de Caxias do Sul é a empresa contratada para assessorar os trabalhos em Nova Petrópolis. A assessoria técnica será coordenada pelo professor Carlos Eduardo Mesquita Pedone. O Conselho Municipal do Plano Diretor também acompanhará os trabalhos.

De acordo com a Secretária de Planejamento, o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal é um mecanismo legal que orienta a ocupação e o desenvolvimento do território municipal, com base em interesses coletivos e difusos. No caso de Nova Petrópolis, serão consideradas as diretrizes do projeto Nova 2050, elaborado no ano de 2020.

Crédito da foto: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP