23/05/2016

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Nova Petrópolis inaugura Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt

Intervenções culturais marcaram ato inaugural que ocorreu dia 20 de maio...

Nova Petrópolis possui o primeiro Espaço Mais Cultura inaugurado do Brasil e do Rio Grande do Sul, da segunda leva de convênios firmados em 2010. O prefeito do Município, Regis Luiz Hahn entregou a obra à comunidade no dia 20 de maio. O ato inaugural foi marcado por diversas manifestações culturais dos artistas locais. Mais de 100 pessoas participaram da cerimônia de inauguração do Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luis Hahn, acompanhado da primeira-dama do Município, Marion Spier Hahn; o vice-prefeito Municipal, Gregor Hermann; e todos os secretários municipais e adjuntos participaram da inauguração do espaço. A presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais (CMPPC), Luciane Schommer; o presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio Weber; o deputado Estadual, Elton Weber; o presidente da Câmara de Vereadores, Charles Paetzinger e demais vereadores municipais também prestigiaram o evento.

“Todos que conhecem minha história, sabem da ligação que tenho com a cultura e por este motivo esta noite se torna especial. Entregar à comunidade este espaço é muito importante”, declarou o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn. O líder do Poder Executivo ainda ressaltou que “é necessário lembrar também que quase perdemos este projeto, mas graças a um esforço coletivo este dia especial chegou de uma forma muito recompensadora. Somos o primeiro de 20 projetos em todo o Brasil a ser inaugurado. E quis o destino, que durante a minha administração, esta obra fosse concluída”. Lelo finalizou sua fala com a declamação da poesia gaudéria de Ubirajara Raffo Constant, gentileza de Carlos Bolli Mota, “Retorno Bravo”.

A inauguração do Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt contou com a participação de diversos artistas do Município. Poesia, folclore, música, orquestra, piano, danças, coreografias, bandinha típica, entre outras manifestações marcaram a entrega do espaço para a comunidade.

Por ter sido referência histórica e cultural para Nova Petrópolis e para o Rio Grande do Sul, o professor e historiador Renato Urbano Seibt foi homenageado com a inauguração do Espaço Mais Cultura. “A memória e o legado do sábio Renatão serão para sempre lembrados a partir do dia 20 de maio”, destacou o deputado Estadual, Elton Weber. A família do professor e historiador participou da cerimônia de inauguração do espaço que foi denominado como Professor Renato Urbano Seibt. Homenagens à pessoa que dá nome ao lugar, emocionaram a família e o público presente.

Na noite, ainda foi inaugurada a estátua do rosto do Professor Renatão. A escultura foi patrocinada pela Rádio Imperial. O proprietário da empresa, Eugênio Spier, se dispôs a homenagear o amigo Renato Seibt com a estátua. “Convivi com o Renato minha vida inteira. Fico honrado de poder homenagear meu amigo desta maneira, neste espaço que ele teria orgulho de participar”, declarou Eugênio em sua fala. A escultura foi apoiada pelo Esculturas Parque Pedras do Silêncio.

No período de novembro de 2015 a maio de 2016 foram realizadas 13 mobilizações sociais coordenadas pela empresa Serrasul Eventos e Comunicação, vencedora da licitação para a realização da etapa. O objetivo das mobilizações sociais foi envolver a comunidade e as entidades culturais para definir a utilização do Espaço Mais Cultura. Durante os encontros realizados foram definidos os representantes dos sete eixos culturais. São eles: música; dança e teatro; livro e leitura; folclore, artes plásticas; vídeo, cinema e fotografia; patrimônio material e imaterial.

“Com os integrantes dos sete eixos culturais definidos nas mobilizações sociais estamos montando uma associação que irá gerenciar, com autorização do poder público, o Espaço Mais Cultura. Até que a entidade esteja formalizada, o Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais será responsável por organizar as atividades que irão ser promovidas no local”, explicou a presidente do CMPPC, Luciane Schommer.

A construção do Espaço Mais Cultura iniciou dia 22 de dezembro de 2014, com a demarcação da área. O complexo cultural multiuso possui 364,00m² e está localizado no Bairro Logradouro. O local conta com salão multiuso central, espaço para estudos com mesas, espaço para atividades com cerâmica ou materiais molhados; além de uma biblioteca no mezanino. A área externa também pode ser utilizada para atividades culturais, sendo que uma parede lateral está pronta para receber projeções audiovisuais.

O projeto do espaço é padrão e não pode ser alterado pelos Municípios contemplados. Por esse motivo, não apresenta traços da arquitetura de Nova Petrópolis. O Espaço Mais Cultura é um projeto realizado pelo Ministério da Cultura, e Nova Petrópolis foi contemplada em 2010. Após inúmeras licitações desertas, a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação fez a revisão do orçamento da obra, pois os valores estavam abaixo do praticado no mercado.

A obra foi realizada pela Construtora Winter e Steffens Ltda, de São José do Hortêncio. O valor total da construção foi de R$ 639.939,34, sendo R$ 447.957,54 para materiais e R$191.981,80 para serviços. Os investimentos na obra do Espaço Mais Cultura provieram do Ministério da Cultura (R$ 445.000,00) e da contrapartida da Prefeitura Municipal (R$ 194.939,34).