29/05/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis inaugura espaço de atenção à infância e à adolescência

Cerimônia na sexta-feira, 27 de maio, formalizou o início das atividades no Emaia

Aconteceu na sexta-feira, 27 de maio, a inauguração do Emaia (Espaço Multidisciplinar de Atenção à Infância e Adolescência), cujos serviços já estão em funcionamento, com profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação. A cerimônia reuniu autoridades do Município e representantes de diversos órgãos e entidades ligados ao atendimento de crianças e adolescentes.

Entre os presentes, o prefeito Jorge Darlei Wolf; o vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; a secretária de Educação Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; o secretário de Administração, Bruno Seger, e a secretária da Fazenda, Ariane Cristina Berti. A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Caxias do Sul, foi representada por João Gauer Júnior, que integra o setor de atenção primária e políticas de saúde.

Em sua fala, o prefeito Jorge Darlei Wolf agradeceu à rede de profissionais envolvidos na criação do Emaia e destacou a importância do trabalho conjunto das equipes da educação, saúde e assistência social. “São profissionais e colegas de trabalho nos quais o vice-prefeito Martim e eu podemos depositar toda a nossa confiança”, disse.

De acordo com o vice-prefeito Martim Wissmann, os profissionais que passam a atuar no Emaia já faziam parte dos quadros do Município. “Em diferentes setores foi constatada a necessidade de um espaço diferenciado para o atendimento das crianças e adolescentes, principalmente no que tange a saúde mental. E assim começou a surgir a ideia do Emaia, que pode ser resumido como um espaço de atendimento multiprofissional”.

O representante da 5ª CRS, João Gauer Júnior, ressaltou o quanto é necessário que os profissionais saiam do atendimento passivo, esperando que a demanda vá até o serviço. “É preciso trabalhar de forma intersetorial, como está sendo aqui no Emaia”, resumiu.

Antes do corte da fita inaugural, a equipe do Emaia apresentou um teatro de fantoches, por meio do qual o novo modelo de trabalho foi explicado de forma lúdica e divertida.

O Emaia funciona em um imóvel situado na Rua Pastor Hunsche, 315, no bairro Logradouro, ao lado do Hospital Nova Petrópolis. Conforme a coordenadora de Saúde Mental do Município, Carina Corrêa da Silva, o público pode procurar atendimento nas terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Nas segundas, quartas e sextas-feiras serão realizados os atendimentos encaminhados por órgãos como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), postos de saúde, escolas e Conselho Tutelar.

Crédito das fotos: Flavia Azolin/Comunicação PMNP