10/05/2022

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Nova Petrópolis hospeda mais de 400 participantes das Surdolimpíadas

Grupos são integrantes das delegações do Quênia, Ucrânia, México, Camarões, Cuba e Chile

Hotéis e pousadas de Nova Petrópolis são responsáveis por hospedar mais de 400 participantes da 24ª Surdolimpíadas de Caxias do Sul, evento internacional que acontece de 1º a 15 de maio. São 10 estabelecimentos da rede hoteleira local, atendendo integrantes das delegações de seis países: Quênia, Ucrânia, México, Camarões, Cuba e Chile.

Conforme levantamento realizado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura entre os dias 6 e 10 de maio, Nova Petrópolis totalizou pelo menos 406 hospedagens relacionadas às Surdolimpíadas, incluindo atletas, coordenadores e autoridades.

“Faz mais de uma semana que estamos percebendo uma grande ocupação da rede hoteleira de Nova Petrópolis. É um incremento muito significativo para a economia de nossa cidade, mas também há um legado cultural e uma experiência ímpar do ponto de vista da inclusão”, ressalta o prefeito Jorge Darlei Wolf.

O país com o maior número de hóspedes em Nova Petrópolis é o Quênia, totalizando 228 pessoas. Em segundo lugar está a Ucrânia, com 71. O México é o terceiro, com 61, seguido de Camarões (25), Cuba (12) e Chile (9).

Os estabelecimentos da rede hoteleira de Nova Petrópolis envolvidos com hospedagens das Surdolimpíadas são: Hotel Alles Berg, Hotel Pousada dos Plátanos, Hotel Petrópolis, Hotel Pousada da Neve, Pousada Serrana, Nova Pousada Mikas, Pousada Park Haus, Hospedaria Bom Pastor, Hotel Jardins da Colina e Pousada Brombatti.

As refeições dos grupos hospedados em Nova Petrópolis estão sendo realizadas no Hotel Pousada dos Plátanos e no Restaurante Temperos e Sabores.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, a escolha de Nova Petrópolis é o resultado de um trabalho de mais de um ano. “Antes mesmo de assumirmos, já vínhamos monitorando os preparativos deste evento, vislumbrando uma excelente oportunidade para nossa cidade. Em fevereiro de 2021, estreitamos o contato com o Comitê Organizador e a participação de Nova Petrópolis se concretizou”, afirma.

Ainda conforme o secretário, o Município não participou da escolha dos estabelecimentos e das negociações para hospedagem, alimentação e outros serviços oferecidos às delegações. “Uma vez formalizada a escolha por Nova Petrópolis, essa negociação ocorreu de forma direta através do Comitê Organizador e, em alguns casos, das próprias delegações”.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP