29/10/2014

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis foi sede de seminário do Ministério da Agricultura

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente participou da organização...

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, em parceria com o Ministério da Agricultura, juntamente com a Escola Bom Pastor, realizou o 1º seminário “Flores e plantas ornamentais na região de Nova Petrópolis”.  O evento ocorreu no Plenarinho da ACINP no dia 11 de outubro e contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas de Nova Petrópolis e região metropolitana. O seminário integrou a programação do Festival da Primavera.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol, os participantes do evento saíram muito satisfeitos com as palestras de altíssimo nível, sendo três delas com representantes do Ministério da Agricultura. “O seminário deve se repetir em 2015, mas, em outro período. Durante o Festival da Primavera muitos produtores de flores e plantas ornamentais estão envolvidos com a exposição e comercialização de seus produtos”, ressalvou Dall’Agnol.

A programação contou com série de palestras. Aspectos positivos e negativos da presença de insetos na cadeia de flores foram apresentados pelos alunos da Escola Bom Pastor; vantagens de ter uma marca regional e indicação geográfica nos produtos; normatização e produção integrada por meio do uso de métodos produtivos visando a redução da agressão ao meio ambiente; presença e danos causados por vírus na floricultura; substratos; além da apresentação de um site para comércio de flores a partir de uma comunidade de negócios de flores.

“Em 2015 vamos focar a cadeia de flores de Nova Petrópolis, pretendemos nos aproximar dos produtores, vamos reuní-los e pretendemos fazer um trabalhao mais próximo com eles”, disse do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente.