08/08/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis enaltece aleitamento materno com seminário para profissionais de saúde

Evento é parte da Semana do Aleitamento Materno e acontece nesta quinta-feira

A importância da amamentação para o desenvolvimento sadio dos bebês tem sido amplamente discutida em Nova Petrópolis, desde que a campanha Agosto Dourado deste ano teve início. Para estimular ainda mais o assunto e capacitar profissionais de saúde sobre o tema, a Prefeitura realiza nesta quinta-feira, 10 de agosto, o 7º Seminário da Semana do Aleitamento Materno, com início às 13h, no auditório da Sicredi Pioneira.

O evento é organizado pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (Gaama) e terá a participação de profissionais renomados da área materno infantil, como a consultora de amamentação Vanessa Streck e a nutricionista Fabíola Andriola. Elas vão tratar das estratégias de amamentação para o retorno da mãe ao trabalho e da introdução alimentar completar do bebê, respectivamente.

Durante o seminário também será exposto o case de vacinação infantil contra a Poliomielite de Nova Petrópolis, que foi destaque em evento nacional no mês de julho. A apresentação será feita pela coordenadora da Epidemiologia do Município, Aline Portz.

Haverá ainda explanações sobre o trabalho do Banco de Leite Ama Tacchini de Bento Gonçalves e um informe sobre telessaúde com Fernando Araújo. A mediação do evento será da consultora Celina Feijó.

O 7º Seminário da Semana do Aleitamento Materno acontece nesta quinta-feira, dia 10, no auditório da Sicredi Pioneira, na rua Sete de Setembro, 374, ao lado da Prefeitura. Confira a programação completa abaixo:

Quinta-feira (10/08/23)

13h – Recepção

13h15 – Abertura

Mesa: mediação da consultora Celina Valderez Feijó

13h30 – “Estratégias para o apoio e promoção ao aleitamento materno no retorno da mulher ao trabalho” com a consultora em amamentação Vanessa Streck

14h30 – “Introdução Alimentar Complementar” com a nutricionista Fabíola Frezza Andriola

15h30 – Banco de Leite Humano Ama Tacchini do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves

15h50 – Intervalo

16h – Atualização das atividades do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (Gaama)

16h20 – Apresentação: “Gincana Cultural Municipal de Nova Petrópolis/RS como medida para promoção da vacinação infantil contra Poliomielite” com a coordenadora da Epidemiologia do Município, Aline Portz

16h30 – Informe – Telessaúde com o coordenador da AB Fernando Araújo.