21/11/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis enaltece a saúde do homem durante o Novembro Azul

Atividades são voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Petrópolis estão com a atenção voltada à saúde do homem durante o mês de novembro, seja nas consultas ou salas de espera. O período tem como foco a saúde preventiva do homem, principalmente, a prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata.

Neste sábado, dia 23 de novembro, a partir das 8h, o médico urologista Fábio Schilling Roehe, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, irá ministrar uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. Toda a comunidade está convidada a prestigiar.

Segunda-feira, 25 de novembro, a UBS Piá realizará uma conversa em sala de espera com a Equipe de Saúde da Família, às 8h. No mesmo dia, às 17h30min, o médico Márcio Araldi, irá palestrar na UBS Vila Germânia.

A equipe da UBS Pinhal Alto já realizou capacitação para as agentes comunitárias de saúde e fez a entrega de folders sobre a promoção e prevenção da saúde do homem nas residências.

Além da saúde do homem, especialmente, a prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, o mês de novembro também marca o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, que é celebrado dia 14 de novembro. A diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue devido à atuação ineficaz da insulina, que é o hormônio responsável por baixar a glicemia no sangue.

Os sintomas da diabetes mellitus podem incluir: vontade de urinar muito e muitas vezes; sensação de sede constante; fome excessiva; perda de peso; visão turva; fraqueza e cansaço. Existem fatores que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver diabetes mellitus, tais como: idade superior a 45 anos, obesidade, hipertensão, colesterol elevado ou histórico familiar de diabetes, por exemplo. Estes indivíduos devem estar especialmente atentos aos sintomas da diabetes e consultar um clínico geral anualmente. O tratamento inclui o uso de remédios, como antidiabéticos orais ou insulina, prática de exercício físico e alimentação adequada.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Marcelo Moura/Arquivo | Comunicação PMNP