01/08/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis enaltece a importância do aleitamento materno durante Mamaço Festivo

Evento realizado pelo Grupo de Aleitamento Materno ocorreu dia 31 de julho no palco do Festival Internacional de Folclore

Nova Petrópolis promoveu o 6º Mamaço Festivo nesta quarta-feira, 31 de julho, na Rua Coberta, no palco do 47º Festival Internacional de Folclore. Houve exibição de documentários e roda de conversa sobre a importância do aleitamento materno; relatos sobre amamentação; oficina de sling com Talita Mendes; sorteio de brindes com a personagem Maria Amamenta e a premiação do concurso fotográfico, cuja temática da 5ª edição foi "Mães Amamentando com apoio da família".

A atividade contou com o prestígio da primeira-dama, Marion Spier Hahn, que esteve acompanhada pela mãe, Irmgard Grahl Spier, pela filha, Joice Milena Spier Hahn e pela neta, Helena; da secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota; da coordenadora de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova, Cláudia Silvane Pires; da vereadora Kátia Zummach, além de profissionais de Saúde do Município, comunidade em geral e visitantes. O 6º Mamaço Festivo integrou as comemorações alusivas à VI Semana Mundial da Amamentação (SMAM), que ocorre, anualmente, de 1º a 7 de agosto em mais de 120 países, desde 1992.

As mamães presentes enalteceram a decisiva contribuição dos integrantes do Grupo de Aleitamento Materno (GAAMA) para o sucesso da amamentação de seus bebês, relatando as dificuldades e agradecendo o amparo e apoio do GAAMA, que desenvolve ações de prevenção à saúde via aleitamento materno.

Há um ano, um projeto de Lei que institui política pública intersetorial de apoio ao aleitamento materno em Nova Petrópolis foi aprovado, por unanimidade pela Câmara de Vereadores. A Lei torna o trabalho do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA) uma política pública, promovendo o aleitamento materno, divulgando informações pertinentes ao tema, uma vez que a amamentação até os dois anos de vida diminui as complicações que podem ocorrer nesse período de vida, como desnutrição, diarreia e desidratação. O GAAMA existe desde 2014 em Nova Petrópolis e surgiu do interesse de um grupo de servidores incentivar, tratar e acolher as demandas de lactantes.

Concurso fotográfico 2019

A vencedora da foto mais curtida do concurso fotográfico "Mães Amamentando com apoio da família", realizado na versão virtual em 2019, foi Adriane Inês Collet Schmokel amamentando Arthur Schmokel, de 4 meses, na sala de casa com o apoio da filha, Alice e esposo, Édio. A foto vencedora teve 852 curtidas e Adriane recebeu como prêmio um kit para fazer em casa um pingente com seu leite materno. A agente comunitária de saúde da vencedora, Salete Grahl, também recebeu um mimo.

O 6º Mamaço Festivo foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA). Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP