conteúdo do menu
conteúdo principal
30/06/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis e Igrejinha se integram em partida de câmbio

Três grupos de idosos praticam o vôlei adaptado no município, na Linha Araripe, na Pousada da Neve e no Centro

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Na quarta-feira, 28 de junho, aconteceram os jogos de integração para os times de câmbio da terceira idade, dos municípios de Nova Petrópolis e Igrejinha. As partidas de vôlei adaptado aconteceram no Ginásio Roque Vogel, no bairro Piá, e contaram com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf, que prestigiou a atividade.

O jogo de câmbio, na verdade, é o mesmo voleibol, mas adaptado para pessoas idosas ou que possuem limitações físicas. Esse esporte explora a capacidade física e cognitiva dos praticantes, estimulando a agilidade, raciocínio rápido, resistência e equilíbrio.

De acordo com a coordenadora de Políticas para Mulheres e Idosos do Município, Liriane Kintschner, 19 idosos, atualmente, participam de três grupos de câmbio na cidade. Os treinos são coordenados por dois professores ligados à Secretaria de Saúde e Assistência Social, e acontecem nas tardes de terça-feira, na Sociedade de Linha Araripe e na Escola Otto Hoffmann na Pousada da Neve; e nas quartas-feiras no Centro, no ginásio da Escola Frederico Michaelsen.

Conforme divulgação do Sesc/RS, que promove eventos voltados ao câmbio na terceira idade, esse esporte oferece muitos benefícios para os idosos, como a redução de dores no corpo e do uso de medicamentos, além de melhorar a autoestima e diminuir o estresse – características que são benefícios gerais da prática esportiva como um todo.

 

Crédito da foto: Divulgação/Comunicação PMNP

Outras Notícias