01/12/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Nova Petrópolis é destaque no atendimento à educação infantil

Município é o primeiro colocado entre as cidades com mais de 20 mil habitantes...

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou a Radiografia da Educação Infantil na última quarta-feira, dia 25 de novembro. O estudo aponta um déficit de 172 mil vagas no Rio Grande do Sul. Alguns Municípios, no entanto, são destaque no ranking das cidades que atenderam a meta da educação infantil do Plano Nacional de Educação (PNE), com atendimento em horário integral. Nova Petrópolis é a 1ª colocada entre as cidades com mais de 20 mil habitantes e a 8ª colocada no ranking geral do Estado.

O estudo aponta que precisam ser criadas 172.075 vagas na educação infantil no Rio Grande do Sul para atender à Emenda Constitucional 59/2009 e ao Plano Nacional de Educação (PNE). Do total, 98.287 mil corresponde à necessidade de oferta em creches e 73.788 na pré-escola. Em 2008, o Estado ocupava a 19ª posição em termos de taxa de atendimento de matrículas na educação infantil, avançando, em 2014, para a 10ª posição.

A Administração Municipal de Nova Petrópolis trabalha para atender 100% da educação infantil. “Sabemos no nosso compromisso em atender as crianças e estamos trabalhando com este propósito”, disse o prefeito Regis Luiz Hahn. Durante Governo Lelo e Gregor foi realizada a construção e inauguração da Escola de Educação Infantil Jacob Jaeger, no Pinhal Alto; houve a ampliação da Escola de Educação Infantil Pinguinho de Gente, no Bairro Pousada da Neve; a abertura de mais uma turma na Escola de Educação Infantil Ursinho Carinhoso, no Bairro Vila Germânia; e a aprovação para a abertura de nova turma na Escola de Educação Infantil Professora Ignez Cecchini Deppe.

Apesar do déficit, de uma forma geral, os Municípios avançaram no atendimento em creches, onde alcançaram a 6ª melhor posição no ranking nacional. Já o desempenho na oferta da pré-escola (75,12%) situa o RS na 23ª posição no cenário nacional. O índice de atendimento atingido é bem inferior à média do país (87,56%), não tendo o Estado alcançado nem mesmo a meta de matricular 80% da população de 4 a 5 anos no pré-escolar, prevista no Plano Nacional de Educação anterior (Lei nº 10.172/2001).

“Avançamos muito. Quando assumimos, tínhamos uma fila de espera de mais de 300 crianças, e hoje são 159 aguardando atendimento nas Escolas de Educação Infantil, número que deve diminuir ainda mais com o início do ano letivo 2016. Não poupamos esforços para oferecer vagas para 100% destas crianças. Estamos trabalhando firme para atingir este objetivo”, declarou a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer.

A Radiografia ressalta, ainda, que 83 Municípios reduziram a carga horária e aumentaram as vagas em creches. Na pré-escola, o mesmo foi verificado em  96 Municípios. Os fatores que levaram a essa redução na carga horária serão analisados individualmente pelo TCE-RS.

No Estado do Rio Grande do Sul, 18 Municípios oferecem a educação infantil em turno integral e concomitantemente atingiram as metas para a creche e a pré-escola, sendo sete entes com população residente predominantemente na área rural e 11 com população em sua maioria residente na zona urbana. São eles: São Vendelino (2.124 habitantes), Picada Café (5.532 habitantes), Araricá (5.301 habitantes), Alto Feliz (3.025 habitantes), Presidente Lucena (2.705 habitantes), Capitão (2.756 habitantes), Mato Leitão (4.201 habitantes), Nova Petrópolis (20.416 habitantes), São José do Inhacorá (2.220 habitantes), Santo Cristo (14.757 habitantes), Riozinho (4.571 habitantes), União da Serra (1.413 habitantes), Muçum (4.989 habitantes), Pouso Novo (1.847 habitantes), Horizontina (19.232 habitantes), Santa Clara do Sul (6.183 habitantes), São José do Sul (2.260 habitantes) e Paraí (7.309 habitantes).