05/06/2013

Secretaria de Administração

Nova Petrópolis é contemplada com mais de R$ 1 milhão da Participação Popular e Cidadã

Verba anunciada em ato RS Mais Cidades é a maior da história do Estado...

O prefeito Régis Luiz Hahn esteve em Porto Alegre nesta terça-feira, dia 04 de junho, durante o anúncio da liberação de verba da Participação realizada durante ato do RS Mais Cidades, no Palácio Piratini. Nova Petrópolis está contemplada com o valor total de R$ 1.073.500,00, referentes às consutas de 2011 e 2012. Demandas como a construção do bloco cirúrgico do Hospital Nova Petrópolis, aquisição de viaturas e perfuração de poços estão entre as contempladas.
Na ocasião, o Governo do Estado anunciou a liberação de R$ 337 milhões. São recursos próprios do Estado, definidos por meio da Participação Popular e Cidadã, e também do programa Badesul Cidades, beneficiando todos os municípios gaúchos. Deste total, R$ 219 milhões serão destinados às obras votadas pela população – este é o maior volume de recursos da Participação Popular já liberado em um mesmo exercício pelo governo estadual. Os demais R$ 118 milhões são do Badesul, distribuídos em contratos de financiamento com 88 municípios.
O prefeito Lelo comemorou o anúncio e ponderou que a comunidade é a maior beneficiada com a liberação dos recursos. O secretário-adjunto de Planejamento e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), Fábio Müller, ponderou que os valores serão liberados à medida que os projetos forem entregues aos órgãos competentes.
O governador Tarso Genro ressaltou que o Governo está investindo em programas e ações que retomem uma coesão social mínima, já que, conforme ele, não há democracia sem coesão social mínima e sem que as pessoas se sintam pertencentes à esfera da política. O governador destacou que a liberação da verba definida por meio da Participação Popular e Cidadã "é uma vitória dos prefeitos, do povo gaúcho, do sistema de participação popular, e também do Governo".
Para o secretário estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, o conjunto do Governo foi desafiado a buscar recursos, preservando o Tesouro do Estado. "A participação popular pressupõe o processo de diálogo direto, é isso que torna este processo grandioso, e é isso que fortalece a estratégia fundamental do Governo, que é de decidir na democracia, que interfere na tomada de decisões". O secretário anunciou, ainda, que as demandas que representam obras e que ainda não estão no orçamento, se forem votadas, serão incorporadas no orçamento do Estado.

Valores referentes a Nova Petrópolis:
Secretaria da Educação:
Manter e conservar os espaços do ensino médio – R$ 71.500,00
Secretaria da Seguranca Pública:
Aquisição de viatura pick-up BM - R$ 120.000,00
Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo:
Apoio à agroindústria – equipamentos – R$ 42.000,00
Curso de capacitação para agricultores– R$ 30.000,00
Secretaria de Habitação e Saneamento:
Perfuração de poços e redes de distribuição – R$ 90.000,00
Secretaria Estadual da Saúde:
Ppc 2011-7108.7101- Constr./Ampl. UBS (Jaquir/Pcafé/Csul/Gramado/Npetróp) – R$ 100.000,00