27/09/2022

Nova Petrópolis e Campina das Missões projetam irmandade

Prefeitos Jorge Darlei Wolf e Carlos Justen estiveram reunidos no dia 15 de setembro

Os municípios Nova Petrópolis e Campina das Missões atuam para formalizar o processo de irmandade. O prefeito da cidade do noroeste gaúcho, Carlos Justen, apresentou a proposta de irmanamento no dia 15 de setembro, em visita ao gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf. Desde então, as duas administrações tratam dos procedimentos para formalizar o processo. Em Nova Petrópolis, um projeto de lei deve ser enviado para a Câmara de Vereadores até o início de outubro.

A visita em que a proposta de Campina das Missões foi formalizada em Nova Petrópolis contou ainda com a presença da secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Solange Maria Reichert Knebel, e da farmacêutica Juliana Rhoden.

O prefeito Jorge Darlei Wolf destaca que Campina das Missões já possui uma ligação com Nova Petrópolis, uma vez que o Grupo Troyka, de folclore russo, soma diversas participações no Festival Internacional de Folclore. “Campina das Missões é uma cidade que se diferencia por ter recebido imigrantes russos. Mas também foi colonizada por alemães, sendo que 75% da sua população é formada descendentes germânicos, característica que também é verificada aqui em Nova Petrópolis”, comenta o prefeito Jorge Darlei Wolf.

As áreas de cooperação da futura irmandade entre Nova Petrópolis e Campina das Missões propostas envolvem Cultura, Turismo, Saúde e Meio Ambiente. “As várias semelhanças quanto a formação étnica, os traços do trabalho e do cooperativismo também alicerçados em nosso território respaldam e justificam a proposta de irmanamento, cientes de que caminhando juntos poderemos contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural de ambas as comunidades”, afirma o prefeito Carlos Justen.

Campina das Missões tem população estimada de 5.940 habitantes. Sua economia é baseada na agricultura e pecuária, compreendendo a produção de soja, trigo, milho, feno, leite e gado de corte, além de móveis, metalurgia, equipamentos de energia solar e comércio. Entre os eventos municipais, Campina das Missões realiza anualmente a Magia do Natal, mesmo nome da programação natalina de Nova Petrópolis.

Irmandade com Socorro (SP)

Também está em andamento um processo de irmandade de Nova Petrópolis com a cidade de Socorro (SP). O prefeito do município paulista, Ricardo Lopes, e o vice-prefeito Henrique Cézar estiveram em Nova Petrópolis em novembro de 2021, formalizando o interesse no irmanamento com Nova Petrópolis. O tema também será submetido ao Poder Legislativo.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP