29/10/2014

Nova Petrópolis e a cidade alemã de Füssen podem firmar irmandade

Documento de intenções foi entregue pelo prefeito Lelo, dia 23 de outubro...

Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, já possui irmandade com Jablonec Nad Nisou, na República Tcheca e com Sunchales, na Argentina. A cidade de Füssen, na Alemanha, pode se tornar a próxima co-irmã do Município. Dias 23 e 24 de outubro, o prefeito da cidade alemã esteve em Nova Petrópolis e região. Paul Iacob levou consigo um documento oficializando o interesse de Nova Petrópolis pela irmandade com Füssen.

Autoridades municipais receberam o prefeito da cidade alemã de Füssen, Paul Iacob, em Nova Petrópolis. Após uma conversa no Gabinete Oficial sobre a formação da cidade, constituição turística, cultural, social e econômica de Nova Petrópolis, Paul conheceu a Praça das Flores, o Labirinto Verde, o Monumento ao Cooperativismo e foi saborear um delicioso churrasco, na companhia de autoridades locais e convidados. À tarde, o prefeito de Füssen conheceu o Ninho das Águias, Parque Aldeia do Imigrante, além de prestigiar uma apresentação folclórica. Na sexta-feira, 24 de outubro, a autoridade visitou empresas do Município.

A intenção de firmar irmandade entre Nova Petrópolis e Füssen nasceu há dois anos, por intermédio da Associação Rota Romântica, presidida por Claudio José Weber. Durante o almoço de quinta-feira, 23, o prefeito Lelo entregou uma carta de intenções ao prefeito Paul, na presença do presidente da Rota Romântica, Claudio Weber.

O prefeito de Füssen, Paul Iacob, veio à região para participar da III Semana de Especialidades da Cozinha Bávara, realizada em Gramado. Durante sua permanência na região, Paul Iacob, conheceu algumas cidades que integram a Rota Romântica, para conhecer características peculiares da cultura alemã no Rio Grande do Sul. Nova Petrópolis ofereceu um roteiro com visitas a pontos turísticos e empresas com o objetivo de dar seguimento as tratativas de irmandade entre os dois Municípios.

“Agradeço de coração a acolhida calorosa em Nova Petrópolis. Fiquei muito surpreso com tantas semelhanças entre a Rota Romântica brasileira e a alemã. Mas o que mais me chamou a atenção foi a língua. Foi muito bonito ouvir o dialeto de vocês. Além disso, a acolhida, a hospitalidade, a simpatia com que as pessoas nos receberam em Nova Petrópolis é impressionante”, disse Iacob.

“Acredito que esta visita possa me oferecer muitas informações para levar a cidade de Füssen. Quero crer que no futuro possamos fazer uma cooperação entre as duas cidades, inicialmente de amizade, para que possamos evoluir para uma irmandade”, disse o prefeito alemão.