24/02/2024

Nova Petrópolis é a Capital Estadual da Meliponicultura

Título oficializado em lei será celebrado 8, 9 e 10 de março, durante a 2ª Nova Mel Fest

Nova Petrópolis é a Capital da Meliponicultura no Rio Grande do Sul. O título foi outorgado através de lei estadual no final de 2023, em virtude do destaque do Município na produção de mel de abelhas sem ferrão. Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade celebrará a conquista durante a segunda edição da Nova Mel Fest, evento que evidencia e promove a produção de mel.

Na quinta-feira, 22 de fevereiro, o governador Eduardo Leite foi convidado a participar da 2ª Nova Mel Fest, evento temático cuja abertura oficial acontecerá no dia 9 de março, às 9h. O vice-prefeito Martim Wissmann; o secretário de Administração, Bruno Seger; a vereadora Kátia Zummach; o presidente da Associação NovaMel, Francelino dos Santos, e a produtora Márcia Rosália Birk integraram a comitiva de Nova Petrópolis no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

“É uma satisfação muito grande para o Poder Público e para a comunidade de Nova Petrópolis conquistar este reconhecimento estadual. É mérito dos nossos produtores, que estão investindo e se dedicando a um segmento promissor e também muito importante para o meio ambiente”, declarou o vice-prefeito Martim Wissmann.

O projeto de lei que deu origem ao título de Capital Estadual da Meliponicultura foi apresentado pelo deputado Sergio Peres. Durante a tramitação na Assembleia Legislativa, a proposta teve relatoria do deputado Elton Weber, de Nova Petrópolis, na Comissão de Assuntos Municipais.

“Essa atividade está em franca expansão e colocou Nova Petrópolis como referência estadual em meliponicultura. A existência de abelhas depende de flores para o fornecimento de pólen, néctar e resinas e Nova Petrópolis é um verdadeiro jardim”, destacou o deputado Elton Weber em seu parecer.

PRODUÇÃO

De acordo com o presidente da Associação NovaMel, Francelino dos Santos, atualmente Nova Petrópolis possui em torno de 5.000 enxames de abelhas nativas (sem ferrão) para produção com certificação zootécnica, além de criadores menores, que atuam com produção artesanal para fins domésticos. O número de enxames é o maior entre as cidades do Rio Grande do Sul.

Cinco espécies de abelhas nativas possuem produção certificada em Nova Petrópolis: jataí, tubuna, mandaçaia, manduri e canudo. O mel produzido por estas espécies foi licenciado, passando por análise de laboratório e outras pesquisas. O envase é realizado na sede da Associação NovaMel, na Fazenda Pirajá, onde atualmente existem seis decantadores específicos para estas variedades de produto.

NOVA MEL FEST

A 2ª Nova Mel Fest ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de março, sexta-feira, sábado e domingo, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. O evento integra a programação oficial do Verão no Jardim da Serra Gaúcha e contará com exposição e comercialização de produtos de abelhas sem ferrão, palestras, oficinas técnicas e atrações musicais. A entrada é gratuita.

Crédito das fotos: Luis André/Palácio Piratini