20/02/2021

Nova Petrópolis divulga determinações referentes à Bandeira Preta

Aulas presenciais estão suspensas a partir de segunda-feira, 22 de fevereiro

A Administração Municipal de Nova Petrópolis esteve reunida na tarde deste sábado, 20 de fevereiro, para tomar importantes decisões devido à classificação da Macrorregião Serra, da qual Nova Petrópolis faz parte, em Bandeira Preta pelo Modelo de Distanciamento do Estado.

O vice-prefeito de Nova Petrópolis e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, coordenou a reunião que contou com a presença do secretário Municipal de Administração, Bruno Seger; do secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, e da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal. Servidores públicos da educação, transportes, saúde, fiscalização, departamento jurídico e comunicação também participaram do encontro.

Está valendo a partir deste sábado, 20 de fevereiro, a regra imposta pelo Governo Estadual de suspensão de todos os serviços, das 22h às 5h da manhã, até o dia 1º de março em todo o território do Rio Grande do Sul. Podem permanecer abertos somente: farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro; hotéis e similares; Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (CEASA/RS); postos de combustíveis e atividades industriais noturnas.

A Administração Municipal decidiu pela suspensão das aulas presenciais nas escolas de educação infantil e de ensino fundamental, por prazo indeterminado. A partir de segunda-feira, 22 de fevereiro, todas as escolas municipais de pré-escola e ensino fundamental irão trabalhar os conteúdos de maneira remota. “Vamos trabalhar nos primeiros dias para finalizar os ajustes no ambiente virtual e as escolas irão informar os pais e alunos como funcionarão as aulas remotas. Contamos com a colaboração de todos para conseguirmos manter o ano letivo vigente e garantir o ensino de crianças e adolescentes”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas normalmente em Nova Petrópolis. De acordo com o Hospital Nova Petrópolis, a ala de internações para Covid-19 está com lotação máxima. Por isso, a orientação para todos os moradores é que busquem atendimento nas UBSs e no Hospital Nova Petrópolis somente em casos de urgências e emergências. Pessoas com sintomas de Covid-19 também devem buscar atendimento na UBS de referência.

O atendimento na Sede Administrativa da Prefeitura de Nova Petrópolis, da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos ocorrerá normalmente. Contudo, conforme os protocolos da Bandeira Preta, os trabalhadores serão reduzidos a 25% dos servidores presencialmente; os demais irão trabalhar de maneira remota. A medida será adotada a partir de terça-feira, após a confirmação da classificação em Bandeira Preta.

A programação do próximo fim de semana do Verão no Jardim da Serra Gaúcha está sob análise. A Caminhada de Aniversário do Município foi suspensa, sem nova data para realização. As atividades online serão mantidas. Os atrativos turísticos Ninho das Águias, Labirinto Verde, Moinho Rasche e Torre de Informações também serão fechados a partir de terça-feira, com a confirmação da Bandeira Preta. As pracinhas de brinquedos serão isoladas e a Praça das Flores permanecerá aberta somente para passagem, não sendo permitida a permanência no local.

De acordo com os protocolos da Bandeira Preta, instituídos pelo Governo Estadual, o comércio de itens essenciais permanecerá aberto com restrições. Já o comércio de itens não essenciais, deverá permanecer fechado enquanto vigorar a classificação. Em restaurantes, está permitido somente tele-entrega e pegue e leve; exceto aqueles de beira de estrada que podem ter 25% de lotação, desde que sem autosserviço. Os meios de hospedagem podem ter 30% de ocupação e aqueles de beira de estrada podem chegar a 75% de ocupação.

Outros serviços como teatros, auditórios, cinemas, bibliotecas, casas de show, academias e clubes, quadras esportivas e competições, serviços de higiene pessoal, ateliês, atividades ligadas ao MTG, convenções, feiras e exposições, seminários, congressos e simpósios, reuniões corporativas e oficinas, eventos infantis em buffet ou casas de festas, eventos em geral, petshop, faxineiros, cozinheiros e similares, entre outros, estão fechados durante a Bandeira Preta.

Na segunda-feira, 22 de fevereiro, o Governo Estadual divulgará o mapa definitivo. “Estamos organizados para atuar com esses protocolos mais rígidos e entendemos a classificação pelo cenário das hospitalizações e do avanço da doença no Estado. Reforçamos o apelo para a que toda a população redobre os cuidados e faça a sua parte. Contamos com a colaboração de todos para reverter esse cenário o mais breve possível de maneira segura para toda a comunidade”, enfatiza Wissmann.

Acompanhe o site da Prefeitura de Nova Petrópolis (www.novapetropolis.rs.gov.br) para se manter informado de novidades e acompanhar os protocolos vigentes no Município. As normas e regras podem mudar a qualquer instante. Acesse a classificação da Bandeira Preta por setor em www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br.