13/03/2014

Nova Petrópolis deve imunizar 370 jovens contra HPV

Meninas de 11 a 13 anos recebem a 1ª dose da vacina até o dia 10 de abril...

A campanha nacional de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) no país iniciou nesta segunda-feira, dia 10 de março. O objetivo da vacinação contra HPV no Brasil é de prevenção do câncer do colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo. O Ministério da Saúde pretende imunizar 5,2 milhões de meninas de 11 a 13 anos em todo o país. Somente no Rio Grande do Sul, a meta é imunizar 258 mil jovens contra o vírus causador do câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente no país.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em Nova Petrópolis, 370 meninas com idade entre 11 e 13 anos devem receber a vacina. O impacto da vacinação em termos de saúde coletiva se dá pelo alcance de 80% de cobertura vacinal, gerando uma “imunidade coletiva ou de rebanho”, ou seja, reduzindo a transmissão mesmo entre as pessoas não vacinadas.
A população alvo da vacinação é composta por adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias. Ou seja, todas as meninas nascidas de 11 de março de 2000 até 11 de março de 2003 a partir do primeiro dia da vacinação.
Em Nova Petrópolis, a vacinação é realizada nas escolas públicas e privadas durante a campanha, que ocorre de 10 de março a 10 de abril de 2014. Na segunda-feira, 23 alunas do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen receberam a 1ª dose da vacina; na terça-feira, 11 de março, outras 23 estudantes foram imunizadas na Escola Municipal Pedro Beck Filho, na localidade de Linha Temerária pela técnica de enfermagem Scheila Adams; quarta-feira, 25 jovens da Escola Estadual Padre Amstad, localizada na Linha Imperial, receberam a vacina. Nesta sexta-feira, dia 14, aproximadamente 40 meninas serão vacinadas na Escola Estadual Padre Werner, às 08h e às 14h.
“Estamos recebendo as doses da vacina do Estado ainda nesta semana e, a partir da próxima iremos imunizar as jovens das Escolas Estaduais Piá, São José e 1º de Maio e das Escolas Municipais Luiz Loeser e Otto Hoffmann”, colocou a secretária adjunta de Saúde, Veroni Fagundes.
Na vacinação em escolas, caso o pai ou responsável não concorde com a vacinação da adolescente, deve assinar e encaminhar à escola o “Termo de Recusa de Vacinação contra HPV”, que foi distribuído pelos educandários antes da vacinação. Nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação das adolescentes ocorrerá sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. As jovens devem apresentar suas Cadernetas de Vacinação.

Esquema vacinal contra o HPV:
1ª DOSE - 0 meses - MARÇO DE 2014 - Escolas públicas e privadas e UBS de referência
2ª DOSE - 6 meses - SETEMBRO DE 2014 - UBS de referência e/ou escolas públicas e privadas
3ª DOSE - 60 meses - MARÇO DE 2019 - Na UBS de sua referência