09/08/2016

Nova Petrópolis decreta luto oficial em homenagem a Lino Grings

Primeiro prefeito do Município faleceu domingo, 07 de agosto...

O prefeito de Nova Petrópolis Regis Luiz Hahn decretou luto oficial em homenagem ao ex-prefeito Lino Grings, primeiro prefeito do Município. Lino Grings faleceu no último domingo, 07 de agosto. Durante o luto oficial de cinco dias, a bandeira do Município de Nova Petrópolis deve ser hasteada a meia verga nas repartições municipais.

Lino Grings foi o primeiro prefeito Municipal de Nova Petrópolis; destacou- se pelo poder de conciliação e espírito empreendedor, sendo sua gestão marcada pelo início da criação da estrutura administrativa e funcional da Prefeitura Municipal; em sua gestão criou-se o Brasão do Município, a Bandeira e o Hino Municipal; aliou-se ao Pastor Paulo Evers, criando em 1955 o Curso Ginasial Escola Bom Pastor; apoiou os avanços e conquistas do Colégio Padre Werner; durante o seu mandato, em 1957 criou a Escola Estadual de Ensino Fundamental 1º de Maio; participou como palestrante, incentivando e admirando o Município pelo qual tinha orgulho e carinho.

Nas ações realizadas por Lino Grings em prol da infraestrutura, destaque para a abertura de estradas Municipais para o escoamento da produção agrícola; a instalação e construção da rede de luz, em parceria com o Governo Estadual; participação direta no planejamento urbano e implantação do sistema de água na cidade, cuja pedra fundamental fora assentada em 1957.

No domingo, 07 de agosto, a Administração Municipal publicou a seguinte nota de condolências: “A Administração Municipal de Nova Petrópolis lamenta profundamente o falecimento do primeiro prefeito do Município, Lino Grings, ocorrido neste domingo, 07 de agosto de 2016. Neste momento de dor, a Administração Municipal solidariza-se com a família e os amigos, desejando força e que Deus conforte seus corações. O primeiro prefeito de Nova Petrópolis foi o responsável pela formação do Município que é hoje o Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo. Na gestão de Lino Grings (1955 - 1959) foram conquistadas as primeiras linhas de energia, feitos os primeiros reservatórios de água e realizada abertura de estradas importantes em Nova Petrópolis”.

FOTO: Acervo Municipal

LEGENDA: Irmgard Schuch, Ervino Haugg, Bertoldo Kehl, Siegfried Drechsler e o 1º prefeito de Nova Petrópolis, Lino Grings (1955)