21/10/2016

Secretaria de Administração

Nova Petrópolis decreta estado de emergência

Prefeito Regis Luiz Hahn assinou documento dia 21 de outubro...

O prefeito Regis Luiz Hahn assinou o Decreto nº 219/2016, que declara situação anormal, caracterizada como situação de emergência no Município de Nova Petrópolis afetado por enxurradas. O documento foi assinado nesta sexta-feira, 21, no Gabinete Oficial. O decreto tem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado até completar um máximo de 180 dias.

Equipes estão trabalhando no levantamento de danos, elaboração de laudos técnicos, reunião de material fotográfico, entre outras informações para alcançar os índices de prejuízos públicos e privados a serem avaliados pela Defesa Civil Estadual e, posteriormente, homologados pelo Ministério da Integração para a liberação de recursos federais.

A decretação de emergência considerou: as intensas chuvas que atingiram o Município durante os dias 16 a 19 de outubro de 2016, atingindo 328 mm, com maior concentração de precipitação pluviométrica nos dias 16 e 17 do mesmo mês; que o evento adverso atingiu bairros e localidades do interior, afetando ruas, redes pluviais, casas, lavouras agrícolas e estradas municipais com deslizamentos de terra, pedras e vegetação, resultando em interdições parciais e totais; que como consequência deste desastre resultaram danos materiais e ambientais e os prejuízos econômicos e sociais, que constarão do Formulário de Avaliação de Danos; em acordo com a Resolução no 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil - CONDEC, a intensidade deste desastre foi dimensionada como de Nível 1; concorrem como critérios agravantes da situação de anormalidade: a localização geográfica do Município em região serrana e a instabilidade do tempo que ainda predomina.

O prefeito Lelo retornou de Brasília na tarde desta sexta-feira, 21 de outubro, e foi conferir alguns pontos críticos que o Município enfrenta devido às chuvas. O chefe do Poder Executivo não escondeu a consternação pelo ocorrido. Após assinar o decreto que declara estado de emergência, o prefeito verificou os estragos causados pela chuva na BR-116. A estrada está totalmente bloqueada nos dois sentidos.

O deputado Estadual, Elton Weber; o coordenador da Defesa Civil Municipal e comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, Ivanildo Santana; o chefe do posto local da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Fornari; o vice-prefeito eleito, Charles Paetzinger; o secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe; a secretária de Administração, Débora Schwantes de Braga e o secretário adjunto de Administração, Gerson Gebhardt participaram da reunião em que o prefeito Lelo assinou o documento.

Famílias desalojadas voltam para casa

Também na tarde desta sexta-feira, as 21 pessoas desalojadas, que permaneceram abrigadas durante cinco dias no Centro Evengélico do Município, retornaram para suas residências. Três, das cinco casas, servirão de moradia para as famílias.

As aulas ocorrem normalmente a partir de segunda-feira, dia 24, em todas as escolas de Nova Petrópolis.

O abastecimento de água está normalizado no Município desde a madrugada de sexta-feira, 21 de outubro.

Estradas bloqueadas

A estrada do STILLE ECK (Vila Olinda - Linha Olinda), alternativa para acessar Caxias do Sul, está INTERROMPIDA. Um caminhão desrespeitou a orientação que permitia o tráfego apenas para veículos leves e tombou na via. Equipes atuam na retirada do caminhão.

A estrada de ARROIO PAIXÃO (Vila Olinda - Linha Temerária via Arroio Paixão) permanece BLOQUEADA devido a queda de barreira. A estrada de LINHA PIRAJÁ BAIXA/ALTA permanece BLOQUEADA por apresentar risco de desabamento.

BR-116 - interditada

Estrada Nova Petrópolis/Linha Nova - interditada

Estrada entre Linha Nova/Picada Café - liberada

Estrada Linha Nova/Feliz - acesso principal bloqueado

Alternativas de acesso

Via São Francisco de Paula - 214,9 km: Siga pela Rota do Sol até São Francisco (cerca de 137 quilômetros) e depois use a ERS-235 (são mais 77,9 km, passando por Gramado e Canela) até chegar a Nova Petrópolis

Via ERS-122 e Novo Hamburgo - 142,3 km: Siga pela ERS-122 até a BR-116, em São Leopoldo (bairro Scharlau). Acesse a rodovia federal e siga até Novo Hamburgo. Esse trecho tem cerca de 95,9 km. De lá até Nova Petrópolis (passando por Estância Velha, Ivoti, Presidente Lucena e Picada Café, via 116), são mais 46,4 km.

FOTOS: Kassandra Dorneles | Adriana Monteiro Arrial