Secretaria de Educação e Desporto
Mais de 600 estudantes de 11 instituições de ensino participam das competições
Nos dias 29 e 30 de abril, a Secretaria de Educação e Desporto de Nova Petrópolis deu início a XVII Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb, na Pista Atlética do Colégio Frederico Michaelsen. Em ambos os dias, as atividades iniciaram às 8h, com abertura oficial, juramento do atleta e homenagem ao professor e educador físico Otávio Luiz Krauspenhar.
A XVII Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb iniciou com a modalidade Atletismo para as categorias infantil e juvenil, no dia 29 de abril, terça-feira, reunindo 300 alunos. Na oportunidade, o atleta Cauê de Oliveira, do Colégio Estadual Padre Werner, fez o juramento do atleta. Nesta quarta-feira, 30 de abril, as competições seguiram com as categorias pré-mirim e mirim, reunindo mais de 320 alunos, onde a atleta Marcela Ost Ploharski fez o juramento do atleta.
Durante a abertura oficial, o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, e o vice-prefeito, Alexandre da Silva, entregaram uma placa de reconhecimento ao professor e educador físico Otávio Luiz Krauspenhar, escolhido como homenageado da XVII Olimpíada Escola Professor Geraldo Kolb.
Com 48 anos de atividade na área do esporte, o professor Otávio agradeceu a homenagem da Prefeitura Municipal. “Sou muito grato por tudo o que realizei na minha vida, por todos os anos dedicados ao esporte. Muitos finais de semana eu deixava a minha família em casa para acompanhar as crianças e adolescentes em competições, e, com certeza, essas viagens fizeram a diferença na vida desses atletas e na sua formação integral como ser humano. E eu agradeço a minha família pelo apoio em todos esses anos. É incrível a mobilização que Nova Petrópolis faz pelos projetos esportivos, tenho muito orgulho em fazer parte dessa história”, discursou Krauspenhar.
Em sua fala, Michaelsen destacou o trabalho de Krauspenhar como professor de Educação Física em Nova Petrópolis e ressaltou a importância do esporte na formação do caráter dos alunos.
“Por meio das atividades esportivas, os jovens aprendem valores como disciplina, respeito, cooperação e perseverança, qualidades fundamentais para a vida em sociedade. Os projetos esportivos de Nova Petrópolis impactam positivamente a comunidade escolar, promovendo a inclusão e incentivando a prática esportiva como ferramenta de transformação social. Parabenizo o comprometimento do professor Otávio e de todos os professores de Nova Petrópolis, que com certeza deixam seu legado às futuras gerações”, disse o prefeito Municipal.
Para o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, a Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb é a contemplação de um trabalho que os professores de Educação Física realizam ao longo do ano com os alunos.
“Sabemos que os professores fazem um trabalho diário nas escolas, colocando o esporte como uma referência em nosso Município. O esporte é saúde e disciplina, e nós, como Administração Municipal, temos o compromisso de apoiar e valorizar essas iniciativas que tanto contribuem para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Desejamos uma ótima competição aos atletas”, afirmou Silva.
Também participaram da abertura oficial a secretária Municipal de Educação e Desporto, Caroline Andreia Kehl Matter, e a secretária adjunta da pasta, Carmen Bürke Pooch; o diretor do Departamento de Atividades de Educação Desportiva, Luiz André Port; o diretor do Desporto Amador, Maiko Reisdoerfer Attmann; o professor Geraldo Kolb, entre outros servidores municipais e comunidade.
As demais etapas da Olimpíada Escolar ocorrem durante o ano letivo, nas modalidades futsal, handebol, jogos de raciocínio (xadrez, damas e moinho), badminton, tênis de mesa, voleibol e minivoleibol. Todas as escolas das redes Municipal, Estadual e Particular de Nova Petrópolis participam da XVII Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb, totalizando 11 instituições de ensino e mais de 600 alunos envolvidos, que assumem o compromisso de lealdade durante as competições, cultivo de amizades e boa convivência.
Quem é o homenageado Otávio Luiz Krauspenhar?
Otávio Luiz Krauspenhar tem 67 anos, é casado com Gladis Roseli Krauspenhar, pai de Lucas e Débora, avô de Emília o Nicolas.
Estudou no Colégio Bom Pastor, na época em que eram cinco anos de Ensino Primário e quatro anos de Ginásio. Depois, fez o Técnico em Agropecuária durante três anos.
Ingressou no curso de Educação Física, na Feevale, em 1977. E nesse mesmo ano, no dia 1º de agosto, iniciou a vida profissional na Escola Bom Pastor, auxiliando no Curso Técnico também já com algumas aulas de Educação Física. Permaneceu na Escola Bom Pastor como professor de Educação Física até 2001.
Em 1986 também iniciou como professor Escola Cenecista Visconde de Mauá, em Gramado, onde atuou durante 15 anos. Este foi período máximo das Escolas Cenecistas de todo o Estado, período em que haviam os Jogos Estaduais Cenecistas, nas categorias, mirim, infantil e adulto. Eram grandes eventos, realizados nas modalidades Voleibol e Futsal.
Em 2001, encerrou seu ciclo de professor em Escola e, em 25 de junho de 2001 criou a Escola de Voleibol Toque OK na Escola Bom Pastor e também em Gramado. Projeto que está ativo até hoje.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Crédito das fotos: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP