14/09/2023

Nova Petrópolis dá destinação correta a mais de sete toneladas de resíduos

Lixo eletrônico, vidros e óleo de cozinha foram coletados em ação realizada na semana passada

A terceira edição do recolhimento de lixo eletrônico, vidro e óleo de cozinha realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no projeto “Eu Cuido Nova Petrópolis”, resultou na destinação ecologicamente correta de mais de sete toneladas de resíduos entregues pela população. Ao todo, na atividade realizada na semana passada no Centro de Eventos, foram recebidos 3.700 quilos de lixo eletrônico, 3.250 quilos de vidro e 320 litros de óleo de cozinha usado.

O recolhimento dos materiais inservíveis e a destinação pelo Município são feitas em quatro ações durante o ano, nos meses de março, junho, setembro e dezembro, com o objetivo de facilitar o descarte pela população. A próxima coleta está programada para os dias 8 e 9 de dezembro, em local a ser definido e divulgado.

Para efetuar o recolhimento e a destinação ecologicamente correta dos resíduos, a Prefeitura conta com a parceria das empresas Ambe – Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos (lixo eletrônico), Biodiversidade – Coleta de Óleo Vegetal e Junges Soluções em Limpeza Urbana (vidros).

Conheça o projeto “Eu cuido Nova Petrópolis”

O “Eu cuido Nova Petrópolis” faz parte dos esforços da Administração Municipal para estimular ações sociais e ambientais na população. Entre as práticas sustentáveis previstas estão a coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha, pneus, latas de tinta, e embalagens de agrotóxicos, recolhimento de móveis usados, podas, pilhas usadas e incentivo à compostagem de lixo orgânico.

Entre as ações sociais constam a Campanha do Agasalho, Farmácia Solidária, feiras de adoção de animais, troca de livros por plantas, doação de alimentos, móveis e eletrodomésticos, coleta de tampas de garrafas, entre outros. As atividades são divulgadas periodicamente pela Prefeitura.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP